Brasileirão Série A: 3 times se livram do rebaixamento com resultados da 36ª rodada
Além do trio que se salvou com duas rodadas de antecedência, duas equipes não têm mais chances de título do Campeonato Brasileiro
A 36ª rodada do Brasileirão Betano foi encerrada na noite deste domingo (1). Os resultados do fim-de-semana beneficiaram três equipes na luta contra o rebaixamento.
As permanências de Vitória, Grêmio e Vasco da Gama foram asseguradas matematicamente. O time baiano manteve a boa fase ao derrotar o Fortaleza por 2 a 0 no Barradão e saltou para a décima colocação com 45 pontos.
Já o Grêmio de Renato Gaucho escapou ao derrotar o São Paulo na Arena por 2 a 1, enquanto o Vasco se salvou mesmo tendo amargado o quinto jogo sem vitória no Brasileirão Série A. No sábado (30), o Cruz-maltino arrancou um empate em 2 a 2 em São Januário com o lanterna Atlético-GO.
Grêmio e Vasco estão empatados na 11ª colocação com 44 pontos e 12 vitórias e não podem mais ser alcançados pelo Criciúma, o primeiro dentro da zona do rebaixamento com 38 pontos e nove vitórias.
Atlético-MG está quase livre no Brasileirão
Embora o Galo tenha os mesmos 44 pontos de Grêmio e Vasco, o clube mineiro que perdeu a Libertadores para o Botafogo no sábado (30), ainda corre riscos matemáticos por ter duas vitórias a menos que o Tricolor Gaúcho e o Gigante da Colina. Assim, ainda pode ser ultrapassado pelo Criciúma pelos critérios.
O resultado fundamental para encerrar os riscos matemáticos foi o empate entre Red Bull Bragantino e Cruzeiro em 1 a 1 no Nabi Abi Chedid. O gol cruzeirense que beneficiou as três equipes foi marcado por Ramiro, campeão da Libertadores pelo próprio Grêmio em 2017.
Criciúma e Red Bull Bragantino abrem o Z-4 com ambos somando 38 pontos, enquanto Cuiabá (30) e Atlético-GO (27) já estão rebaixados. Fora da zona, seguem correndo riscos: Athletico-PR (42), Juventude (42) e Fluminense (40).
Internacional e Fortaleza fora da briga pelo título
Com as derrotas do Colorado e do Leão do Pici neste domingo (1), a dupla não tem mais chances matemáticas de taça no Campeonato Brasileiro.
Com 65 pontos, Internacional e Fortaleza não conseguem mais atingir a pontuação do líder Botafogo, que tem 73 pontos e pode ser campeão na próxima quarta (4), quando enfrenta o próprio Colorado no Beira-Rio.
Portanto, a taça do Brasileirão Série A ficará com Botafogo ou Palmeiras, que soma 70 pontos. Ou seja, três a menos do que os cariocas.