A 36ª rodada do Brasileirão Betano foi encerrada na noite deste domingo (1). Os resultados do fim-de-semana beneficiaram três equipes na luta contra o rebaixamento.
As permanências de Vitória, Grêmio e Vasco da Gama foram asseguradas matematicamente, restando dois jogos.
O time baiano manteve a boa fase ao derrotar o Fortaleza por 2 a 0 no Barradão e saltou para a décima colocação com 45 pontos.
Já o Grêmio de Renato Gaucho escapou ao derrotar o São Paulo na Arena por 2 a 1, enquanto o Vasco se salvou mesmo tendo amargado o quinto jogo sem vitória no Brasileirão Série A. No sábado (30), o Cruz-maltino arrancou um empate em 2 a 2 em São Januário com o lanterna Atlético-GO.
Grêmio e Vasco estão empatados na 11ª colocação com 44 pontos e 12 vitórias e não podem mais ser alcançados pelo Criciúma, o primeiro dentro da zona do rebaixamento com 38 pontos e nove vitórias.
Atlético-MG está quase livre no Brasileirão
Embora o Galo tenha os mesmos 44 pontos de Grêmio e Vasco, o clube mineiro que perdeu a Libertadores para o Botafogo no sábado (30), ainda corre riscos matemáticos por ter duas vitórias a menos que o Tricolor Gaúcho e o Gigante da Colina. Assim, ainda pode ser ultrapassado pelo Criciúma pelos critérios.
O resultado fundamental para encerrar os riscos matemáticos foi o empate entre Red Bull Bragantino e Cruzeiro em 1 a 1 no Nabi Abi Chedid. O gol cruzeirense que beneficiou as três equipes foi marcado por Ramiro, campeão da Libertadores pelo próprio Grêmio em 2017.
Criciúma e Red Bull Bragantino abrem o Z-4 com ambos somando 38 pontos, enquanto Cuiabá (30) e Atlético-GO (27) já estão rebaixados. Fora da zona, seguem correndo riscos: Athletico-PR (42), Juventude (42) e Fluminense (40).
Internacional e Fortaleza fora da briga pelo título
Com as derrotas do Colorado e do Leão do Pici neste domingo (1), a dupla não tem mais chances matemáticas de taça no Campeonato Brasileiro.
Com 65 pontos, Internacional e Fortaleza não conseguem mais atingir a pontuação do líder Botafogo, que tem 73 pontos e pode ser campeão na próxima quarta (4), quando enfrenta o próprio Colorado no Beira-Rio.
Portanto, a taça do Brasileirão Série A ficará com Botafogo ou Palmeiras, que soma 70 pontos. Ou seja, três a menos do que os cariocas.