Nesta segunda-feira (9), o Criciúma anunciou a saída do técnico Cláudio Tencati. Dessa forma, dos 20 times que disputaram a Série A do Brasileirão Betano apenas cinco encerraram a competição com o mesmo técnico.
Desses, quatro tiveram desempenho de destaque (Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Bahia), com o Grêmio sendo a exceção neste cenário.
Equipes que terminaram no topo da tabela do Brasileirão
Dentre os clubes que mantiveram o mesmo técnico, os principais destaques ficam para o Botafogo, que teve Artur Jorge campeão brasileiro, com o Palmeiras sendo vice-campeão sob o comando de Abel Ferreira.
Outro trabalho que merece elogios é de Juan Pablo Vojvoda, um dos treinadores com mais tempo no cargo, atrás apenas do comandante do Verdão, que levou o Fortaleza até a 4ª colocação da competição.
Já Rogério Ceni, que sofreu com críticas da torcida, levou o Bahia até a 8ª posição, com a equipe voltando a disputar a Libertadores após 35 anos.
O Grêmio foi exceção na lista dos times que mantiveram o mesmo técnico, acabando a competição na 14ª colocação, com apenas três pontos de vantagem para o Athletico-PR, primeiro rebaixado do Brasileirão.
O Criciúma também seria outra exceção, mas neste caso o pedido de saída partiu do técnico Cláudio Tencati.
Botafogo e Grêmio podem ter mudanças em breve
O torcedor do Glorioso vive um cenário de indefinição do futuro de Artur Jorge. Isso porque o técnico português está valorizado no mercado após os títulos da Libertadores e Brasileirão. Questionando se seguirá no Botafogo, o técnico optou por desconversar.
Com propostas do exterior, Artur deverá definir se fica ou não no clube logo após a participação alvinegra no Mundial Interclubes.
Já Renato Gaúcho deverá deixar o comando do Grêmio, com a decisão devendo ser oficializada nesta semana.