O Botafogo tornou-se o último clube sul-americano a classificar-se para o Mundial de Clubes da FIFA de 2025. A vaga para a primeira edição do torneio com novo regulamento veio após a conquista da inédita Libertadores da América, no último sábado (30).
Além do Mundial de 2025, o Fogão também carimbou sua vaga no Intercontinental da FIFA. O torneio substitui então a edição anual do Mundial de Clubes e já teve início no último mês de setembro.
Assim, o Botafogo já entra em campo no torneio no próximo dia 11, quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), contra o Pachuca, do México, representante da Concacaf no Intercontinental. A estreia será no Estádio 974, no Catar, apenas três dias após o último jogo pelo Brasileirão Série A, contra o São Paulo.
Botafogo x Real Madrid no “Mundial”?
O novo torneio anual criado pela FIFA dá vaga direta à final ao campeão da Liga dos Campeões da Europa. Assim, diferentemente do antigo Mundial de Clubes, o representante da Conmebol terá de superar dois adversários antes de chegar à final contra o clube europeu.
Ou seja, para enfrentar o Real Madrid no Intercontinental, o Botafogo terá que superar o Pachuca pela segunda fase e derrotar nas semifinais o Al Ahly, do Egito, que aguarda adversário após eliminar Al Ain, dos Emirados Árabes.