Campeão da Copa Libertadores da América e podendo vencer o Brasileirão Betano, o Botafogo fechará 2024 avaliado em R$ 1,86 bilhão conforme estudo da empresa Sports Value, o maior da história da equipe.
O Glorioso teve um crescimento de 210% de 2023 para 2024, subindo cinco posições em relação ao ranking da última temporada.
Elenco impulsiona valorização do Botafogo
31% do valor de mercado alvinegro está no seu plantel, considerando time profissional e categorias de base.
O estudo da Sports Value mostra que o Glorioso teve um aumento de 210% de 2023 para 2024, com um crescimento acumulado de 207% entre 2020 até 2024.
Cenário alvinegro para os próximos anos
O torcedor do Botafogo espera que essa valorização do clube se mantenha nos próximos anos. O inédito título da Copa Libertadores da América e participação no Mundial de Clubes em 2025 são fatores que devem fazer o Fogão aumentar seu valor de mercado na próxima temporada.
Além disso, o elenco do Glorioso por si só já deverá ajudar a equipe a ter um resultado ainda melhor no próximo ano graças a jogadores que foram convocados para suas seleções, com destaque para Igor Jesus e Luiz Henrique.
Comparação do Glorioso com os seus rivais diretos
O estudo da Sports Value coloca o Botafogo como o 9º clube mais valioso do Brasil, superando o Vasco, 13º colocado, mas atrás do Fluminense, 8º colocado, e do Flamengo, que lidera o ranking.
Porém a tendência é que o Glorioso consiga subir mais posições no ranking na próxima temporada. O desempenho esportivo em 2024 deve fazer o clube superar clubes não só o Flu como o Athletico-PR, na 7ª posição.
Em relação ao time rubro-negro, a distância é superior a R$ 3 bilhões, mostrando a diferença entre as equipes neste momento.
Porém se tiver uma valorização próxima a que apresentou de 2023 para 2024 devemos ver o Botafogo dando um novo salto no ranking.