Nesta segunda-feira (16), o Athletico-PR definiu seu novo treinador para a próxima temporada. Depois de conversas com vários técnicos, a equipe paranaense anunciou a contratação de Maurício Barbieri , com Maldonado chegando para ser seu auxiliar técnico no clube.
Antes de fechar com Barbieri o Athletico-PR negociou com Thiago Carpini, atual técnico do Vitória, e Pedro Caixinha, livre no mercado da bola desde sua demissão do Red Bull Bragantino.
Além disso, Andrey Lopes, o popular Cebola, recebeu oferta, mas preferiu seguir no Palmeiras.
Carreira de Mauricio Barbieri
Aos 43 anos, o novo técnico do Athletico-PR é visto como um dos profissionais de maior potencial da nova geração. Após começar sua carreira no Red Bull Brasil, Barbieri passou pelo Guarani, Desportivo Brasil, Flamengo, Goiás, América-MG, CSA, Red Bull Bragantino, Vasco e Juárez-MEX, seu último clube.
Seu trabalho de maior destaque foi no Massa Bruta, onde ficou de 2020 até 2022, levando a equipe paulista a disputar a Copa Sul-Americana e a disputa da Copa Libertadores da América, de forma inédita.
Desafio no Furacão
Maurício Barbieri começará seu trabalho como técnico do Athletico-PR no dia 26, logo após o Natal. Porém a partir da próxima terça-feira (17), o treinador já deverá atuar em conjunto com a diretoria paranaense no planejamento da próxima temporada.
O foco do Furacão será a disputa da Série B do Brasileirão, buscando o retorno à elite nacional. Para isso a nova comissão técnica, junto com os dirigentes, terá que trabalhar na definição do elenco para 2025.
A queda para a segunda divisão deve obrigar o Athletico-PR a reduzir sua folha salarial. Dessa forma, o clube poderá negociar nomes importantes do time em 2024, casos de Canobbio e Erick. Por outro lado, a diretoria deverá apostar em nomes mais modestos para reforçar o time, estando próximo de fechar com o lateral-direito Matheus Alexandre, do Cuiabá, e Luiz Fernando, atacante do Atlético-GO.