20 jogadores que começam 2025 livres no mercado da bola
As principais equipes do Campeonato Brasileiro já iniciaram a limpa de fim de ano para enxugar a folha salarial e montar novos elencos
Jogadores importantes do futebol brasileiro ficarão livres no mercado da bola com o encerramento de seus contratos. Nesse momento em que clubes conversam entre si para comprar, vender ou emprestar atletas, surgem grandes oportunidades para fechar com quem pode chegar sem custo.
Nem bem terminaram as competições do ano e as principais equipes do Brasileirão Betano já se movimentam no mercado da bola com dispensas e contratações de jogadores para o próximo ano.
Ao todo, 92 nomes que disputaram o campeonato brasileiro deste ano ficarão livres para fechar com outros clubes em 2025, com Atlético-GO, Criciúma e Juventude liderando as perdas. A lista desconsidera atletas que estão em negociação e em contrato por empréstimo.
Times com mais saídas de jogadores
Após ser rebaixado para a Série B, o Atlético-GO viu seu planejamento para o ano ir por água abaixo. O time goiano passou grande parte do campeonato na zona de rebaixamento e nada menos do que quatro técnicos passaram pelo clube (Jair Ventura, Anderson Gomes, Vagner Mancini e Umberto Louzer).
Agora, o Dragão busca nas saídas reestruturar totalmente o plantel de jogadores para tentar o retorno à elite do futebol nacional.
O Criciúma fez campanha mediana no Brasileirão, se mantendo na maior parte do tempo na zona intermediária para baixo. Contudo, a partir da 30ª rodada, o Tigre engatou uma série de seis jogos sem vencer, cinco deles com derrota e não escapou da degola.
Nem mesmo a presença do congolês Yannick Bolasie ajudou a equipe a mostrar um futebol mais competitivo. O atacante inclusive pode migrar para o Cruzeiro na próxima temporada.
O Juventude fez uma temporada bem mediana, chegou a figurar no Z4, mas deu um gás nas rodadas finais do Brasileirão e se livrou do rebaixamento. O Jaconero trocou três vezes de técnico (Thiago Carpini, Róger Machado e Jair Ventura) e mantém Fábio Matias como atual comandante. Um dos jogadores que fará falta é o veterano Nenê, destaque do time que passou inclusive por suspensão no mínimo estranha da CBF em rodadas decisivas.
Jogadores de peso vão embora
Para além dos times que mais perderão atletas para 2025, é preciso falar sobre jogadores importantes que não terão contratos renovados. O Botafogo não terá em seu elenco o lendário Gatito Fernandéz, goleiro muito identificado pelo clube e bem avaliado pelos torcedores alvinegros, além de Tchê Tchê, nome importantíssimo na campanha do vice-campeonato de 2023.
No Athletico-PR, o ex-seleção brasileira Fernandinho é outro que sai do clube e numa situação nada boa. Além de fazer parte do elenco rebaixado, o volante não teve um 2024 digno de lembranças após uma série de situações conflituosas com ex-treinadores.
No lado dos jogadores cariocas, o badalado atacante Gabigol deixa o Flamengo após um segundo semestre em que o craque se destacou mais por polêmicas extracampo do que marcando gols. Apesar de muitas especulações sobre já ter fechado contrato com o Cruzeiro, o jogador até o momento pode ser considerado sem clube em 2025. O zagueiro David Luiz também encerrou seu ciclo com o time da Gávea e segue sem nada concreto, apesar de haver interesse de Corinthians e Fortaleza.
No Fluminense, a maior perda fica por conta do zagueiro Felipe Melo, que manteve seu perfil aguerrido durante sua passagem pelo Tricolor das Laranjeiras. No Grêmio, Diego Costa e Rodrigo Caio fazem parte do processo de renovação do elenco. Goleiro reserva do Corinthians na era Cássio, Walter deixa o Cuiabá após duas temporadas sob o gol do Dourado. Veja quais jogadores estão em fim de contrato em 2024:
Athletico-PR
- Thiago Heleno (Z)
- Pablo (A)
- Fernandinho (V)
Atlético-GO
- Emerson Júnior (G)
- Luiz Felipe (Z)
- Philipe Sampaio (Z)
- Maguinho (L)
- Bruno Tubarão (L)
- Rafael Haller (L)
- Rodallega (L)
- Luiz Fernando (A)
Atlético-MG
- Alan Kardec (A)
- Mariano (L)
- Vargas (A)
Bahia
- Cicinho (L)
- Victor Cuesta (Z)
- Adriel (G)
- Carlos De Pena (M)
Botafogo
- Adryelson (Z)
- Eduardo (M)
- Gatito Fernández (G)
- Marçal (L)
- Óscar Romero (M)
- Rafael (L)
- Tchê Tchê ()
- Pablo (Z)
Bragantino
- Guilherme (L)
- Raul (V)
Corinthians
- Ruan Oliveira (M)
- Caetano (Z)
- Matheus Araújo (M)
- Giovane (A)
Criciúma
- Alisson (G)
- Arthur Caíke (A)
- Barreto (V)
- Bolasie (A)
- Jonathan (L)
- Marcelo Hermes (L)
- Marquinhos Gabriel (M)
- Matheusinho (M)
- Rodrigo (Z)
- Trauco (L)
- Vizeu (A)
- Walisson Maia (Z)
- Wilker Ángel (Z)
Cruzeiro
- Lucas Silva (V)
- Ramiro (V)
- Rafa Silva (A)
- Wesley Gasolina (L)
Cuiabá
- Filipe Augusto (V)
- Jonathan Cafu (A)
- Juan Tavares (L)
- Walter (G)
Flamengo
- David Luiz (Z)
- Gabigol (A)
Fluminense
- Diogo Barbosa (L)
- Felipe Alves (G)
- Felipe Melo (Z)
- Lucumi (A)
- Manoel (Z)
Fortaleza
- Kozlinski (G)
- Rossetto (V)
- Titi (Z)
Grêmio
- Diego Costa (A)
- Fábio (L)
- Reinaldo (L)
- Rodrigo Caio (Z)
Internacional
- Fabrício (G)
- Mercado (Z)
- Renê (L)
Juventude
- Alan Ruschel (L)
- Caíque Gonçalves (V)
- Gabriel Inocêncio (L)
- Gilberto (A)
- Jean Carlos (M)
- Mateus Claus (G)
- Nenê (M)
- Ronaldo (V)
- Thiago Conti (M)
- Zé Marcos (Z)
Palmeiras
- Marcelo Lomba (G)
Santos
- Aderlan (L)
- Alison (V)
- Gil (Z)
- Giuliano (M)
- Otero (M)
São Paulo
- Luiz Gustavo (V)
- Rafinha (L)
Vasco
- Galdames (V)
- Maicon (Z)
- Rossi (A)
- Victor Luís (L)
Vitória
- Cáceres (L)
- Caio Vinicius (V)
- Muriel (G)
- Willian Oliveira (V)
- Zé Hugo (A)