Zico indica dois clubes no Brasil que refletem o termo “camisa pesada”
Galinho fez questão de citar o Flamengo como um dos times mais tradicionais do futebol nacional
Zico, ao entrevistar o Prof. Sérgio Nogueira, abordou temas ligados ao futebol. Neste cenário, para explicar a expressão “camisa pesada”, o ex-jogador citou dois clubes que, de forma perfeita, ilustram o termo ligado à tradição em campo. Além do Flamengo, o Corinthians foi citado como um dos times que, diante dos títulos conquistados, carregam um legado importante no Brasil.
“Quer que eu traduza para o futebol normal? Camisa pesada são camisas que têm um dos clubes de maior torcida do Brasil. Dentro disso, tiveram grandes conquistas e grandes troféus. Isso tudo se tornou pesado. Você vê os troféus de Flamengo e Corinthians, se levar em uma bolsa, vai ficar muito pesado.”, disse Zico, em seu canal no YouTube.
“No Brasil, tem muitos times de camisas pesadas.”, acrescentou.
Recentemente, Zico destacou outros clubes que, desde o passado, possuem camisas pesadas no futebol brasileiro. Admitindo que os confrontos entre Flamengo x Vasco tinham uma maior rivalidade, o Galinho também citou Palmeiras, Santos, Internacional, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro.
“O de maior rivalidade mesmo era o Vasco. Foi um período que toda a decisão era Flamengo e Vasco. Era complicado jogar contra Palmeiras, o Santos na época não andava bem das pernas, só em 83 que deslancharam. Jogar contra Internacional e Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro era complicado.”, contou Zico, ao canal GOAT.
Zico valoriza status no futebol brasileiro
Maior ídolo do Flamengo, Zico teve grande influência para a camisa do Rubro-Negro ficar mais pesada. Apesar do legado histórico por um único clube, o Galinho também é admirado pelos rivais, já que sempre demonstrou um grande respeito por todos os times do Brasil.
“Pelos meus valores, né? Pelo profissional que eu sou e pela minha dedicação à profissão que eu escolhi. Pelo amor à camisa que eu defendia. Você vê que quem não é Flamengo é anti-Flamengo, mas não é anti-Zico. Então isso é importante para mim.”, externou Zico ao Metrópoles.
“Sempre houve um respeito muito grande por todos os meus adversários e por todas as torcidas. Eu defendia o meu clube, mas não tinha nada contra nenhum outro.”, finalizou.