Nome exponencial do futebol brasileiro, Zico recebeu em seu programa na Band nesta madrugada (19), a presença de Diego Souza, e fez questão de exaltar o meia-atacante que jogou nos quatro grandes do Rio e também acumulou passagens vitoriosas por outros clubes de expressão no país.
Logo na abertura da “Resenha com o Galinho”, o ídolo rubro-negro discursou impressionado com o currículo de Diego Souza, que se aposentou oficialmente dos gramados no início de 2024.
“Nosso convidado é um dos poucos que jogou nos quatro grandes do Rio de Janeiro e dez dos maiores do futebol brasileiro, e por isso, ele era um 10”, iniciou o Galinho, se espantando com o fato de Diego Souza ser um goleador nato, mas que não gostava de atuar como centroavante.
“Fazia muito gols como centroavante, mas engraçado, não gostava de jogar ali pertinho do gol. Eu vi isso de perto. Só time grande hein. Sorte nada, isso é competência. Você tem uma coisa importante na trajetória no futebol, pela sua entrega, o seu profissionalismo, a tua forma de vestir diversas camisas, e ter respeito por todas as torcidas. Isso é bacana”, acrescentou o ex-jogador.
Tendo iniciado sua trajetória no futsal do Flamengo, Diego Souza se profissionalizou no arquirrival Fluminense, chegando a figurar em um time estrelado com Romário, Edmundo, Roger Flores entre outros. Anos mais tarde, ele defendeu as cores do Vasco, onde faturou o título da Copa do Brasil de 2011, e também passou pelo Botafogo.
Além das equipes cariocas, o meia-atacante teve passagem de destaque por Palmeiras, Grêmio e Sport, principalmente no Imortal e Leão do Norte.
Exaltado por Zico, Diego Souza atingiu marca histórica
Além de acumular passagens de destaque pela maioria dos clubes que passou, Diego Souza se tornou o segundo maior artilheiro na era dos pontos corridos do Brasileirão, ficando atrás somente de Fred, ex-Fluminense. Neste recorte do certame, ele computou 130 gols em 472 jogos disputados.
No contexto geral de toda a história do Brasileirão, vigente desde 1971, Diego Souza é o sexto colocado, ao passo que Zico foi o quinto, com 135 tentos convertidos. O líder do ranking é Roberto Dinamite, que ao longo da carreira, marcou 190 gols na competição, em apenas 328 jogos (Vasco e Portuguesa).