Vasco deve usar o Nilton Santos durante reforma de São Januário
Gigante da Colina não terá estádio durante período de construção e usará casa de rival para sediar jogos na próxima temporada.
A partir de 2025, o Vasco terá uma nova ‘casa’, ainda que temporária. São Januário passará por reformas, que devem durar até 2027, e isto fará com que o clube tenha que usar outro estádio para mandar partidas nestes três anos em que estará impedido de jogar em seu estádio.
A principal opção vascaína será usar o estádio de um de seus rivais. Neste caso, o Nilton Santos, administrado pelo Botafogo.
Segundo o GE. o clube definiu que o Engenhão será o local prioritário para mandar suas partidas a partir do próximo ano e tem usado as conversas com John Textor para a aquisição de Rayan pelo Lyon para ligar este acordo à cessão da casa botafoguense.
Com capacidade maior (45 mil torcedores) do que São Januário, o Nilton Santos entrou no radar do Vasco por ter características que agradariam a diretoria do clube. Um dos pontos é o gramado do campo botafoguense, o famoso ‘tapetinho’.
O modelo adotado pelo Glorioso, no qual há uma mistura de material natural e sintético (o ‘gramado híbrido’), está nas contas vascaínas para também ser implementado em seu estádio durante a reforma.
Fechamento de São Januário pode acontecer somente depois do Carioca de 2025
No entanto, alguns impedimentos podem surgir para a realização do plano. O fechamento de seu estádio ao qual o Cruzmaltino espera para acontecer depois do fim do Brasileirão, corre risco de ser adiado para depois do Carioca de 2025 devido a uma série de questões burocráticas, como a não regulamentação da lei que permitiu que o clube vendesse o potencial construtivo do estádio, e detalhes do plano de reforma que precisam ser apreciados pela Prefeitura e com todas as vistorias aprovadas.
O Vasco espera por uma definição rápida nestas frentes para poder já iniciar no começo do próximo ano a reforma de seu campo. Além do Nilton Santos, o Maracanã também estaria nos planos vascaínos para receber jogos do time.