Home Futebol Tostão elege três jogadores ‘injustiçados’ no futebol

Tostão elege três jogadores ‘injustiçados’ no futebol

Ex-jogador classificou que o fato do trio não ter atingido alguns feitos não os coloca em um cenário menos expressivo

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Tostão em comentário feito no canal da Folha de S. Paulo (Reprodução - YouTube)

Tostão em comentário feito no canal da Folha de S. Paulo (Reprodução - YouTube)

Ex-jogador classificou que o fato do trio não ter atingido alguns feitos não os coloca em um cenário menos expressivo

Tostão se mostrou direto em texto opinativo publicado nesta terça-feira (19), na coluna do UOL Esporte, ao comentar sobre algumas análises serem injustas com jogadores de potencial, simplesmente pelo fato deles não conquistarem títulos ou não ir a uma Copa do Mundo, por exemplo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No material opinativo, ele citou Zico, Harry Kane e Dirceu Lopes como referências dentro deste contexto. Ídolo máximo do Flamengo, o Galinho ficou marcado por não ter sido campeão do mundo, sucumbindo em três edições de Copa.

Maior goleador da seleção inglesa no recorte atual, Kane convive com o amargo cenário de nunca ter levantado sequer uma taça, seja por clubes ou pelo escrete. Para Tostão, o jogador do Bayern de Munique é o mais completo na atualidade, e ‘perseguido’ indevidamente por esta ‘sina sem títulos’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sobre Dirceu Lopes, ele relembrou o fato do ídolo do Cruzeiro ter sido preterido por Zagallo na Copa do Mundo de 1970, mesmo havendo uma carência de centroavante, algo que o icônico atleta poderia suprir tranquilamente na seleção brasileira.

“Nas exageradas análises e comparações entre jogadores e times, da mesma ou de épocas diferentes, olham mais para os números, gols e títulos conquistados do que para o campo. Zico nunca foi campeão do mundo pela seleção. Azar da Copa, disse o mestre Fernando Calazans”, iniciou Tostão.

“O inglês Kane nunca foi campeão e é o mais completo centroavante do mundo, pelas movimentações, passes decisivos e gols. O craque Dirceu Lopes nunca jogou um mundial. Teria ido ao de 1970 se João Saldanha não tivesse sido demitido”, avaliou o comentarista.

PUBLICIDADE

Tostão indica grande diferencial de Pelé

Ainda na coluna publicada, Tostão voltou a exaltar Pelé, relembrando os contatos iniciais com o Rei do Futebol, e a ‘descoberta’ do mistério que fazia o ex-atacante do Santos e da seleção brasileira, ser totalmente diferenciado dos demais jogadores.

PUBLICIDADE

Na visão do companheiro do Rei do Futebol na Copa de 1970, ele precisava apenas de uma fração de segundos para atravessar o campo adversário, com poucos movimentos, fazendo algo altamente complicado, parecer fácil.

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial