Tostão comparou o atacante Raphinha, destaque do Barcelona, com o ex-meia Rivaldo, camisa 10 do Penta. Em sua coluna na Folha de São Paulo, o tricampeão mundial afirmou que vê as mesmas características físicas e técnicas.
Raphinha é um dos grandes nomes do Barcelona na atual temporada e teve seu posicionamento mudado pelo treinador Hans Flick. Agora ele joga mais centralizado, deixando a ponta para Lamine Yamal.
“Raphinha me lembra de Rivaldo, pelas características físicas e técnicas e pelas finalizações fortes e precisas de fora da área”, afirmou Tostão.
“No Barcelona, o técnico holandês Louis van Gaal queria que Rivaldo jogasse pela esquerda, aberto, para aproveitar os seus excepcionais cruzamentos de curva com a bola saindo do goleiro”, comparou Tostão.
Mais centralizado, Raphinha viu os números dispararem. Na temporada atual são 15 jogos, 11 gols marcados e sete assistências. Por isso, ele passou a ser utilizado na seleção brasileira da mesma maneira.
“Porém Rivaldo queria ser muito mais. Contrariando o treinador, ele se deslocava para o centro e fazia muitos gols com seus petardos de fora da área. Tornou-se o melhor jogador do ano no mundo”, relembrou Tostão, indicando a melhora de Raphinha.
Raphinha convocado por Dorival para última data-Fifa do ano
Na sexta-feira, o técnico Dorival Júnior anunciou a lista de convocados para a última data-Fifa do ano. Nos dias 14 e 19, o Brasil vai enfrentar Venezuela e Uruguai, respectivamente, e depois só volta a campo em 2025.
O nome de Raphinha está presente na lista e o destaque do Barcelona deve novamente ser titular como camisa 10. O atleta está em alta depois de marcar dois gols na goleada da seleção brasileira em cima do Peru, no último jogo.