O Botafogo é campeão da Libertadores. O time da Estrela Solitária levou a melhor na decisão contra o Atlético-MG no Monumental de Núñez disputada hoje (30).
A equipe comandada por Artur Jorge suportou toda a final com um jogador a menos desde a expulsão de Gregore antes do primeiro minuto de jogo.
A histórica vitória por 3 a 1 veio com gols de Luiz Henrique, Alex Telles (pênalti) e Júnior Santos, enquanto Vargas marcou para o Galo.
Botafogo estava na Série B em 2021
A glória eterna para o Botafogo era inimaginável até há pouco tempo atrás. Depois de ser rebaixado em último lugar na edição de 2020 do Brasileirão Série A, o Fogão conquistaria o título da Série B no ano seguinte.
Naquela mesma época, antes mesmo de John Textor adquirir a gestão da SAF do clube de General Severiano, um torcedor realizou uma previsão que se confirmaria três anos depois.
Na rede social X, um botafoguense que atende pelo nome de Yuri compartilhou uma postagem da conta oficial da Libertadores, que recordou todos os campeões da Libertadores entre 1960 e 2021.
Na publicação datada de 6 de dezembro de 2021, o internauta fez a seguinte profecia sobre o título da principal competição de clubes da Conmebol: “Botafogo ganhará a Libertadores em 2024. Printem e cobrem”, escreveu na época.
Título do Brasileirão pode vir na quarta-feira
Além da conquista inédita da Libertadores, o Botafogo pode repetir o Flamengo de 2019 ao unificar os títulos continental e também do Brasileirão Betano.
Na próxima quarta (30), o novo campeão da América visita o Internacional no Beira-Rio. A equipe carioca pode confirmar a taça do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência.
Se ganhar do Colorado, o título virá se o Palmeiras não derrotar o Cruzeiro no Mineirão no mesmo horário. No caso de empate em Porto Alegre, o Verdão precisará perder para a Raposa.