Home Futebol Tiago Leifert sugere mudanças no calendário do futebol brasileiro

Tiago Leifert sugere mudanças no calendário do futebol brasileiro

Jornalista comentou sobre as mudanças que a CBF vai fazer para o ano que vem, mas entende que outras medidas precisam ser tomadas

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Tiago Leifert falou sobre o calendário do futebol brasileiro (Reprodução/Youtube)

Jornalista comentou sobre as mudanças que a CBF vai fazer para o ano que vem, mas entende que outras medidas precisam ser tomadas

A CBF anunciou uma mudança no calendário do futebol brasileiro para 2025. O Brasileirão terá início mais cedo, em março, terminando mais tarde, apenas no dia 21 de dezembro. Isso será necessário para que o campeonato possa parar no meio do ano, quando acontece o Mundial de Clubes nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em seu canal no Youtube, Tiago Leifert entende que essa mudança não resolve os problemas a longo prazo, e que esse aperto no calendário deve acontecer por mais alguns anos.

“O calendário de 2025 vai até 21 de dezembro por conta do Mundial de Clubes. E aí, começa um efeito dominó, porque depois tem mais coisa. Tem a Copa do Mundo de 2026, tem a Copa do Mundo feminina que vai ser no Brasil e a CBF quer parar o calendário, Copa América em 2028, outro Mundial de Clubes em 2029 e não para, não vai mais parar, vamos ter coisa praticamente todo ano”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Solução para o calendário do futebol brasileiro

Depois, Tiago Leifert aponta algumas soluções para melhorar um pouco o nosso calendário. Primeiro, o comunicador entende que deveria diminuir as datas dos estaduais, fazendo em um formato parecido com a Champions League atual.

“Os estaduais não vão acabar, é uma coisa do Brasil que não tem como acabar. Mas, tem como diminuir, eu sempre fui à favor de diminuir as datas. Nove datas está bom. Eu acho que esse novo formato da Champions, de não precisar jogar contra todo mundo e formar uma tabela geral para ver quem se classifica, é um formato que pode resolver muita coisa nos estaduais”.

“Pega no Paulistão, por exemplo, primeiro você garante os clássicos, depois garante os outros jogos. O Mirassol não vai enfrentar todos os grandes, mas vai enfrentar dois. E a gente resolve um dos problemas”, opinou.

PUBLICIDADE

Depois, o jornalista sugeriu mais duas mudanças. Primeiro, deixar igual ao calendário europeu, terminando a temporada no meio do ano. Assim, quando houver essas competições, como Mundial de Clubes e Copa do Mundo, os times estarão de férias e não será necessário parar o campeonato no meio.

PUBLICIDADE

Depois, Leifert fala em diminuir datas do Campeonato Brasileiro, algo que ele entende que seria impossível dos clubes concordarem.

“Outra coisa que poderia acontecer, mas nunca vai acontecer, é fazer um brasileirão com 18 clubes, assim você diminui bastante as datas do Campeonato Brasileiro, mas ninguém vai querer, tem muito clube, tem muito time grande e cortar assim é difícil”, finalizou.

Better Collective