SPFC: Casares dispara contra possível novo calendário do futebol brasileiro em 2025
Presidente do São Paulo já previa pré-temporada dos EUA antes de proposta feita pela CBF para início antecipado dos estaduais
Presidente do São Paulo já previa pré-temporada dos EUA antes de proposta feita pela CBF para início antecipado dos estaduais
A decisão da CBF de mudar o calendário brasileiro em 2025, com a antecipação do Brasileirão Betano para março não agradou ao São Paulo. E o presidente do SPFC, Júlio Casares, demonstrou tal oposição aos planos da entidade, que também mexem nos estaduais,
O mandatário são-paulino afirmou que o plano da entidade de alterar o calendário, principalmente o de fazer com que os campeonatos estaduais se iniciem na primeira semana do próximo ano, pode causar problemas para os clubes e atletas. No caso específico do Tricolor, também mexer com a programação do time para o começo de 2025.
“Estou bastante preocupado com a possibilidade dos estaduais começarem no dia 8 (de janeiro). Esta é uma discussão que deveria ter sido feita antes. Não agora que estamos próximos do fim do ano”, declarou Casares segundo o GE.
SPFC quer pré-temporada nos EUA
O São Paulo tinha como proposta fazer parte da pré-temporada nos Estados Unidos. No dia 8 citado pelo dirigente, haveria a data da viagem para a disputa da FC Series, com um dos jogos desta série amistosa sendo contra o Cruzeiro. Em solo americano, também fariam treinos visando o começo da temporada 2025, que seria planejado originalmente para a parte final de janeiro.
Se tal mudança acontecer, as férias dos atletas e a reapresentação dos atletas do SPFC para os treinos também teriam que ser alterados, o que motivou o posicionamento de Casares. O presidente tricolor, em sua exposição, também citou possibilidade do calendário de 2026, que também prevê pausa de competições por causa da Copa do Mundo.
“Todas estas mudanças podem afetar a integridade dos atletas, que não teriam tempo suficiente para fazer uma pré-temporada de acordo com as necessidades e imposições do nosso calendário. Estou em contato com os nossos jogadores, que também estão preocupados com estas informações”, comentou o mandatário são-paulino.
“Outro ponto que deve ser pensado é como será a temporada de 2026, uma vez que se fala em Brasileirão até a segunda quinzena de dezembro (o calendário da CBF prevê o fim da Série A em 21 de dezembro). Lembrando que a gente vai ter que paralisar também os torneios por causa da Copa do Mundo”, completou.