Considerado um dos games mais aguardados do ano, Sonic X Shadow Generations é facilmente definido como um dos melhores jogos do personagem em 20 anos, pelo fator diversão e também por suas inovações de jogabilidade, em uma ambientação vibrante, que empolga até mesmo os jogadores que não são muito entusiastas da franquia.
O jogo foi um dos grandes destaques da Brasil Game Show 2024, com parte do estande da SEGA dedicado ao game, além da apresentação da Sonic Simphony e uma área para fotos com os personagens de Sonic 3: O Filme, da Paramount.
O game está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC via Steam e Epic Games Store, no que terá uma DLC alusiva a Sonic 3 O Filme a ser lançada no próximo dia 12 de dezembro.
O novo conteúdo incluirá referências ao novo filme dos personagens, como ambientação em Shibuya e a inclusão do ator Keanu Reeves como a voz de Shadow, assim como na aventura dos cinemas.
Explorando o mundo de Sonic X Shadow Generations
Originalmente lançado em 2011 como uma celebração pelos 20 anos da franquia, Sonic Generations marcou sua geração de consoles, sendo muito aclamado pelo público. O lançamento da remasterização inclui uma nova campanha baseada em Shadow, antagonista de Sonic e foco das atuais ações da SEGA / Sonic Team, afinal, o personagem também estará em Sonic 3: O Filme, que estreia no próximo dia 25 de dezembro nos cinemas.
Portanto, mesmo já sendo conhecido dos fãs mais antigos, o jogo surpreende, primeiramente por ter o dobro de duração de gameplay da versão anterior, e também por incluir mudanças na jogabilidade e estrutura, principalmente no conteúdo de Shadow Generations, como por exemplo na tela de escolha de fases, que possui uma “área de vazio” com itens, anéis e desafios para jogar.
As fases são grandes conhecidas dos jogadores, o que poderia ser um “mais do mesmo”, porém geram um conjunto divertido. A gameplay não é muito longa, principalmente na parte de Shadow, o que acaba resultando em tempo para explorar e se divertir livremente com a mecânica e os desafios, em busca de itens, recordes e conquistas.
Ambientação, gráficos e jogabilidade
Os mundos dos personagens refletem a vibe de Sonic e de Shadow, distintamente; porém em Sonic Generations os gráficos lembram mais a versão original, os de Shadow são mais apurados. Tanto o 2D quanto o 3D funcionam muito bem, apenas com alguns problemas na câmera de Sonic Generations.
A trilha sonora é uma marca registrada da série, continua primorosa e imersiva, sendo um dos grandes pontos positivos do game.
A jogabilidade de Shadow é um dos pontos altos do game; o personagem se destaca de Sonic por possuir poderes e habilidades especiais adquiridas de acordo com o progresso no jogo, que tornam seu gameplay uma experiência bem diferenciada em relação ao ouriço azul.
Shadow inicia com a habilidade Chaos Control (que desacelera o tempo), e ao avançar adquire: Chaos Spear (lanças que servem para paralisar inimigos e energizar objetos); Doom Wing (poder de voo); Doom Surf (poder de surfar nas águas); Doom Blast (aplica um combo em um inimigo e também impulsiona para alcançar locais altos); além do Doom Morph (possibilita mergulhos no chão e movimentos verticais).
Já Sonic possui um Drop Dash não muito bem aplicado, que se torna problemático em alguns momentos do jogo, e assim como seu Spin Dash, causam momentos desajeitados e de controles truncados, o que poderá ser corrigido em uma atualização (assim esperamos!).
Os tradicionais chefes de fases (de um lado Sonic enfrenta Dr. Eggman e Time Eater, enquanto Shadow se confronta com Black Doom), possibilitam um bom nível de desafio.
Conheça o enredo de Sonic X Shadow Generations
O enredo do jogo, divulgado na página oficial da versão para Nintendo Switch e fornecido pela desenvolvedora, diz:
Quando o Dr. Eggman se une à versão dele do passado e ao misterioso Time Eater para apagar suas derrotas e reescrever a história, Sonic e seus amigos acabam separados no espaço-tempo. Agora, o Sonic clássico e o moderno precisam unir forças para derrotar esse trio maligno e restaurar a linha do tempo.
Pontos Positivos
- A localização em português brasileiro, mesmo com suas variações, auxilia a imersão na história do jogo;
- Efeitos visuais, ambientação e visualidade muito bonitos
- Reúne o melhor dos jogos do Sonic, com fases divertidas que incentivam o desenvolvimento das habilidades do jogador com as mecânicas do jogo.
Pontos Negativos
- A campanha pequena e alguns desafios estranhos do hub de Shadow Generations podem entediar rapidamente os jogadores que procuram algo mais complexo
- Drop Dash e jogabilidade do Sonic um tanto problemática
- Gráficos um pouco simples e câmera com ângulos estranhos em Sonic Generations
Veredito Final
Sonic X Shadow Generations é um game indispensável para os fãs da franquia, mas também uma boa apresentação para os jogadores que não são familiarizados com os games do personagem. Unindo fases em 2D e 3D, e conteúdo “de dois games diferentes”. Apesar da gameplay curta, o jogo promove horas de diversão com exploração e desafios no melhor estilo veloz da franquia. Os pontos negativos como pequenos defeitos e falhas na localização não chegam a tirar o brilho do jogo, e alguns até podem ser corrigidos.
Assista ao trailer abaixo:
SONIC X SHADOW GENERATIONS
Desenvolvedor e Publicadora: SEGA / SONIC TEAM
Gênero: Ação, Aventura
Plataformas: Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC
Data de lançamento: 25 de outubro de 2024
Versão utilizada no review: Xbox Series S/X, com chave fornecida por assessoria de imprensa