Marcada por forte equilíbrio, a Série B vivenciou neste domingo (24) o seu último capítulo na temporada 2024. Com sete jogos programados para o mesmo horário, a competição liquidou Mirassol, Sport e Ceará como os ascendentes restantes. O trio se junta ao campeão Santos, e estará no Brasileirão Betano 2025.
A rodada final contemplou uma disputa histórica com quatro equipes pleiteando ponto a ponto o acesso. Tendo figurado no G4 por boa parte do certame, tendo liderado o certame por diversas rodadas, o Novorizontino sucumbiu mais uma vez na briga pela conquista inédita da ascensão no futebol brasileiro.
O time de Eduardo Baptista foi superado pelo Goiás, no Hailé Pinheiro, e desta feita ficou sem vaga no número de vitórias em relação ao Ceará. O aurinegro do interior paulista já havia “batido” na trave na temporada 2023, quando perdeu o acesso por um ponto.
O Vozão, por sua vez, ficou no empate sem gols contra o Guarani, e diante do revés do Novorizontino, retornou à elite, findando um hiato distante na primeira divisão.
Jogando no Ismael de Biasi, o Mirassol contou com a força da torcida para bater a Chapecoense, e carimbou o acesso inédito para o Brasileirão. Na Ilha do Retiro, o Sport superou os reservas do campeão Santos pelo placar de 2 a 1.
Série B definiu rebaixados de forma antecipada
Diferentemente dos últimos anos, o certame da segunda divisão nacional chegou para a última rodada com todos os despromovidos à Série C definidos e um nota de corte baixa. O Bugre terminou as 38 rodadas na lanterna, com apenas 32 tentos, seguido de Brusque, Ituano e Ponte Preta.
O CRB, com a vitória sobre o Santos na penúltima rodada, liquidou totalmente as chances de degola, alcançando os 42 tentos na penúltima partida.
Quem subiu a competição em 2025?
Ao passo que Guarani, Brusque, Ituano e Ponte Preta estão na Série C de 2025, Volta Redonda, Athletic, Remo e Ferroviária ascenderam da ‘terceirona’, e vão marcar presença na Série B da próxima temporada, que terá cronograma se iniciando mais cedo, após alteração promovida pela CBF.