Canarinho jogará contra os venezuelanos em Maturín, mas enfrenta os uruguaios em Salvador, na Arena Fonte Nova
O treinador da seleção brasileira Dorival Júnior divulgou na tarde desta sexta-feira (1/11) os nomes dos 23 atletas que disputarão as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Venezuela e Uruguai.
Na quarta posição na tabela, a seleção brasileira se recuperou após os resultados contra Chile e Peru, esta última partida com direito a goleada de 4 X 0 e atuação decisiva de Luiz Henrique, do Botafogo.
Uma possível vitória na partida contra os venezuelanos no dia 14 de novembro pode colocar a seleção momentaneamente na terceira posição até o embate entre Uruguai e Colômbia no dia 15.
Uma ausência certa é a de Neymar, que entrou em acordo com a CBF para retornar à seleção apenas em março de 2025, quando provavelmente estará em melhores condições físicas.
Confira os convocados para a seleção brasileira
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)
- Atacantes: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid)
Dorival Júnior fala chegadas e ausências
Antes da fala com os nomes, o coordenador-executivo da seleção, Rodrigo Caetano, falou sobre a importância de distribuir os jogos das Eliminatórias em diversas regiões do Brasil:
— A filosofia é de que a Seleção Brasileira é de todos, do povo brasileiro. A acolhida dos atletas em vários lugares com certeza impulsiona eles na performance. A gente planeja seguir com esse trajeto em 2025 — afirmou.
Tema obrigatório, Dorival não se esquivou de falar sobre a ausência de Vinícius Júnior na Bola de Ouro. O treinador acredita que o craque do Real Madrid merecia ter recebido uma atenção diferente, mas acredita que o maior prêmio foi “o reconhecimento de seu povo”.
Ao ser questionado sobre Neymar, Dorival afirmou que a comissão técnica tem acompanhado de perto sua evolução física, mas a pouca atuação em campo pesou na decisão de não ser convocado no momento.
A ausência de Endrick também foi motivo de questionamento por parte dos jornalistas. Dorival argumentou que o atacante do Real Madrid está “está em um período de adaptação” e que precisa retomar seu protagonismo na equipe espanhola para voltar a brilhar com a amarelinha. Contudo, o comandante ressaltou que as portas ao jogador estão sempre abertas.