Empresa já está aprovada desde janeiro de 2024 e tinha uma parceria com a Andretti Motosport
A FIA, Fórmula 1 e a General Motors firmaram um acordo nesta segunda-feira (25) e a montadora norte-americana será a 11ª equipe do grid, a partir de 2026. Os boatos da entrada do nome GM começaram no GP de Las Vegas.
“Com os planos da Fórmula 1 em crescer nos EUA, a entrada de uma marca desse porte como time, e futuramente, como fornecedora de motor traz um valor a mais para o esporte”, comemora Greg Maffei. Ele é CEO e presidente da Liberty Media, empresa dona da F1.
A GM vai entrar para o mundial com a marca de luxo Cadillac. Além dela, a GM é dona da Chevrolet, divisão para carros mais usuais. A empresa tem 77 anos de existência e está sediada em Detroit.
“O projeto da GM e Cadillac mostra a evolução do nosso esporte. Continuamos olhando para frente certos da colaboração total de todas as partes envolvidas”, projeta Stefano Domenicali, CEO e presidente da F1.
Para Mark Reuss, presidente global da multinacional é uma honra estar no mundo das corridas.
“Esse projeto demonstra o nosso estágio de engenharia e liderança tecnológica no mais alto nível”, comenta o executivo.
Empresa entra com um parceiro na empreitada
Mas se engana que a montadora entra sozinha no grid. A marca vai ter como parceira, a TWG Global um fundo que vai auxiliar nas operações. Há rumores que a Andretti Motosport, já chancelada pela FIA, também está na empreitada. Em janeiro de 2024, a entrada do time da família Andretti foi barrada pelas outras dez escuderias do mundial visando a temporada de 2025.
“Estamos orgulhosos de estar junto da General Mortors nessa experiência. Queremos introduzir todo conhecimento norte-americano no mundo do automobilismo”, destaca Dan Towriss, CEO da TWG Global.
GM fará companhia a Haas
Vale lembrar que a Haas é a outra equipe norte-americana do grid. A operação de Gene Haas entrou no campeonato, em 2016, e tem unidades de potência fornecidos pela Ferrari. A partir do ano que os pilotos serão o francês Esteban Ocon e o britânico Oliver Bearman.