Rafinha acumula uma carreira vitoriosa e de trabalho com treinadores badalados do futebol mundial, contudo, um deles chama atenção do experiente jogador: Luis Zubeldía, seu comandante no São Paulo.
Entrevistado pelo podcast “Denílson Show” nesta semana, Rafinha fez questão de destacar todo o empenho e o estilo vibrante do comandante hermano, que caiu nas graças da torcida pelo “espírito de torcedor” e enérgico à beira do campo.
“Ele é brabo, bom. Esse vê o futebol de uma forma gostosa de ver. Se preocupa com tudo detalhadamente. A comissão dele explica tudo. É doido né? (risos). Participa, cobra. O mais legal dele é o respeito”, avaliou Rafinha.
Zubeldía e os números no SPFC
Desde sua chegada ao Tricolor do Morumbi, o treinador argentino acumula 41 jogos, com 21 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Neste período, foram 53 gols convertidos e 31 sofridos.
Recentemente, Zubeldía chegou a ser cotado para assumir o Boca Juniors, mas os rumores esfriaram e o profissional tem presença garantida no Tricolor para a próxima temporada, podendo assim iniciar o planejamento visando um ano completo no clube.
Rafinha relembra exigência com Guardiola
Em outro momento do papo, o lateral contou um pouco da experiência de ser comandado por Guardiola em tempos de Bayern de Munique, citando que o treinador espanhol mudou em partes seu estilo de jogo, principalmente pelo fato de não ser adepto de bolas longas.
“Esse é o método dele. Ele ficava louco com inversão de lado, ele colocava os laterais para dentro. Sempre muito perto. Ele odiava dar lançamento. Às vezes ele só autorizava fazer ultrapassagem se tivesse dois atrás. Sempre passe perto. A gente treinava o tiki-taka, toques rápidos”, recordou o jogador.
Além do Bayern de Munique, a trajetória de Rafinha na Alemanha também foi de idolatria no Schalke 04 por onde atuou cinco temporadas. No SPFC desde 2022, o lateral de 39 anos deve encaminhar a aposentadoria no final desta temporada, mas deve seguir nos bastidores do futebol.