Milton Neves e Mauro Beting, dois dos principais jornalistas esportivos do país, opinaram sobre quem foi o melhor jogador brasileiro depois de Pelé, já que ambos concordam que o ex-Santos foi o maior de todos.
Em uma participação da dupla no “Gol Show”, apresentado por Ratinho, no SBT, eles foram perguntados sobre quem teria sido o melhor do nosso país depois do Pelé, ou seja, o segundo maior da história.
E os dois concordaram que foi Garrincha, campeão das Copas de 1958 e 1962, além de fazer história com a camisa do Botafogo.
“O segundo maior e melhor jogador da história do Brasil chama-se Mané Garrincha. O Garrincha tinha as pernas tortas, era muito humilde… ele tinha que ter sido ‘tombado’ pelo governo brasileiro. Tinha que preservar e só jogar as partidas importantes pela seleção brasileira e pelo Botafogo. E se não fosse o Santos e o Botafogo, o Brasil seria uma Romênia hoje”, disse Milton Neves.
Depois, Mauro Beting foi perguntado se concordava com a opinião de Milton Neves.
“Dessa vez eu concordo com o Milton, é o Garrincha”, opinou Beting.
Carreira de Garrincha
Revelado pelo Botafogo, onde jogou entre 1953 e 1965, Garrincha se tornou o maior ídolo do clube carioca, fazendo mais de 600 partidas e vencendo diversos títulos.
Jogou as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1966, sendo campeão nas duas primeiras. Depois da Copa de 66, porém, o jogador teve um declínio na carreira e pouco conseguiu jogar em alto nível.
Garrincha sofreu com lesões e alguns problemas extracampo, o que também encurtou a sua carreira, se aposentando em 1972.
Depois do Botafogo, atuou por clubes como Corinthians, Flamengo, Portuguesa Santista, Fortaleza e Olaria, mas sem brilho.
Pela seleção brasileira, foram 60 partidas, tendo 52 vitórias, sete empates e uma derrota. Ele marcou 17 gols, sendo 12 em partidas oficiais.