As associações desenvolvedores de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Paraná participaram do painel “Terra BGS Talks – Marco Legal dos Games”, durante a Brasil Game Show (BGS 2024).
Em pauta, uma discussão sobre a importância da presença das associações e da área acadêmica em todo o Brasil, enfrentando especificidades regionais e desenvolvendo ações para gerar reconhecimento ao setor, assim como a nova Legislação.
Participantes do debate
O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Esteban Clua, titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e fundador da Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação.
Participaram do painel: Márcio Filho, presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do RJ (ACJOGOS-RJ); Marcelo Rigon, presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado de SP (ACJOGOS-SP); Igor Rachid, presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (ABRING); e Prof. Dr. Bruno Campagnolo de Paula, coordenador do curso de Jogos da PUC-PR.
Marco Legal dos Games
O “Marco Legal dos Games” é o nome mais popular do Projeto de Lei nº 2.796/21 que regulamenta indústria de jogos eletrônicos e jogos de fantasia. Aprovado pela Câmara dos Deputados em abril, após um período de ajustes no Senado Federal, entrou vigor em maio deste ano.
A lei regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização, o desenvolvimento e o uso comercial dos jogos, além de apresentar medidas para incentivar o ambiente de negócios e aumentar a oferta de capital para investimentos no setor.
A Brasil Game Show é um dos maiores eventos de games do mundo, e já tem a edição 2025 prevista, com realização no Expo Center Norte, em São Paulo (SP); as vendas de ingressos devem iniciar no final deste mês de novembro.