Magnata grego, dono do Nottingham Forest, terceiro colocado da Premier League planeja ter time no Brasil
Empresário, também dono do Olympiacos, é ligado a uma possível e especulada aquisição da SAF do Vasco, com afastamento da 777 Partners
Mais um milionário estaria de olho no futebol brasileiro para a aquisição de um clube do nosso futebol. Segundo informação do Uol Esporte e de outros sites, o grego Evangelos Marinakis, proprietário do Nottingham Forest, estaria sondando a possibilidade de adquirir a SAF do Vasco.
As informações apontam que Marinakis mira o Brasil como um futuro mercado para explorar e monitora a aquisição de uma SAF. Ainda não existiriam conversas mais profundas entre o grego e o Gigante da Colina mas se especula que o time possa se tornar alvo de proposta futura, especialmente com a situação do afastamento dos antigos proprietários do futebol vascaíno, a 777 Partners.
Um dos passos que apontariam tal desejo de ter o mercado brasileiro é a contratação de Edu Gaspar. O ex-jogador, que vinha tendo função na diretoria do Arsenal, foi contratado pelo grupo do empresário para ajudar a guiar o projeto da empresa como CEO de seu braço internacional;
Marinakis e seus clubes
Além do Nottingham Forest, Evangelos Marinakis também detém propriedade do Olympiacos (Grécia) e Rio Ave (Portugal). O empresário de 57 é um dos proprietários, ao lado de familiares. da Capital Maritime Group, que opera no mercado marítimo.
Em 2010, Marinakis entrou no mundo do futebol ao comprar o Olympiacos, clube do coração, e torná-lo principal clube grego, chegando a um heptacampeonato consecutivo da liga local. A aquisição do Nottingham Forest aconteceu sete anos depois, com o empresário sendo o principal investidor no projeto que levou a equipe de volta à Premier League, e, depois de temporadas brigando para não cair, vem fazendo uma grande campanha nesta temporada, sendo o terceiro colocado na liga.
O Rio Ave é o mais recente clube do grego, comprado em 2023, também com a missão de o fazer parte de seu projeto. Mas, além das compras, o dirigente se envolveu em uma série de polêmicas com a polícia e a Justiça;
Controverso
Evangelos Marinakis é conhecido por ser um dirigente ‘explosivo’ no lidar com os clubes. Presente nas partidas, já teve diversas controvérsias com árbitros e está suspenso por cinco jogos na Premier League por um cuspe dado no chão no caminho dos árbitros em uma partida com o Fulham. Além de tais comportamentos, não é avesso a entrar em choque com jogadores e trocar várias vezes de técnico.
Já fora dos gramados, chegou a ser investigado por suposta manipulação de resultados e por tentativas de corromper árbitros na Grécia, sendo absolvido. Em 2014, também foi alvo de inquérito que o acusava de envolvimento com tráfico de drogas devido a heroína ter sido achada em um das embarcações de sua propriedade.