Vanderlei Luxemburgo foi desafiado e escalou a seleção dos grandes jogadores que trabalhou. Após escolher Marcos, ex-Palmeiras, como seu camisa 1, coube então ao histórico e renomado treinador definir os melhores laterais e zagueiros.
Entrevistado por Milton Neves e Mauro Beting, Luxa admitiu que a tarefa não era das mais fáceis, isso porque outros brilhantes atletas ficariam de fora. Apesar de relutar, topou.
“Na lateral-direita Cafu e na outra Roberto Carlos. Ali na defesa Antônio Carlos, que pra mim foi um dos melhores zagueiros que trabalhei, tecnicamente fantástico. Do lado dele Clebão, e aí na esquerda Roberto Carlos”, montou Luxemburgo sua defesa.
Na frente da zaga, o treinador destacou Fred Rincón e César Sampaio. “Dois grandes volantes. Tiveram outros também, o Maldonado”, recorda. “Aí tem Mazinho, Alex, Zinho, Rivaldo”, acrescentou ele os mais cerebrais no meio-campo.
Por fim, no ataque, Luxemburgo comandou em Palmeiras e Corinthians jogadores que dispensavam comentários. Luizão, Djalminha, Edílson, Muller, entre outros renomados atletas brasileiros. O ídolo do São Paulo, inclusive, enxerga seu ex-treinador como maior de todos.
Em sua análise, Muller considera Luxemburgo uma junção de Levir Culpi, Cilinho e Telê Santana, tamanha era sua capacidade técnica elevada para o seu tempo.
“O Luxemburgo é a soma dos três. De outro mundo. Tudo o que você imaginar. Ele dava uma palestra tática, depois uma motivacional. Coisas que ele fazia e falava em 1996, hoje se faz. Porque ele é era um cara adiantado no tempo. Falava que ia acontecer e acontecia”, lembra o ex-jogador.
Luxemburgo sinaliza futura potência do futebol brasileiro
Luxemburgo está encantado com a evolução do Fortaleza dentro e, principalmente fora dos gramados. Após um início exemplar de Rogério Ceni, que plantou a semente, Vojvoda regou e hoje se vê uma colheita de sucesso que deve ser prolongada.
“Fortaleza, esse time não pode ser descartado de disputar título, pela estrutura, que muitos times grandes não têm. Fantástico. E tem um bom profissional, que é o Vojvoda”, disse o técnico.
Neste Brasileirão Betano, o Leão do Pici é dono da terceira melhor campanha.