Vanderlei Luxemburgo se manifestou após o título do Flamengo na Copa do Brasil. Apesar do início extraordinário da trajetória de Filipe Luís à frente do clube carioca, o experiente treinador fez uma ressalva. Isso porque a caminhada atrelada ao cargo é bastante árdua, motivo pelo qual a consolidação profissional ainda está por vir.
“Agora falam: ‘Filipe Luís é o cara, já aconteceu, é um grande treinador’. Não! Ele tem tudo para vir a ser um grande treinador. Pegou um trabalho muito bom do Tite, um profissional de altíssimo nível. A situação do Tite era desconfortável no sentido de grupo e de relacionamento. Mas ele pegou um trabalho.”, disse Luxa, em vídeo no Instagram.
“Ele soube agregar e juntar os jogadores. Tem tudo para se tornar um grande treinador do futebol brasileiro. Tem personalidade e liderança.”, acrescentou.
Na sequência, Luxemburgo trouxe um alerta envolvendo o trabalho de Filipe Luís. Destacando que a atual relação entre o técnico e os jogadores é diferente do passado recente no Flamengo, a troca de xingamentos foi reprovada, tendo em vista o respeito necessário pelo comandante.
“Me incomodou uma coisa. Ele é um ex-jogador que virou técnico e com uma relação muito próxima aos jogadores. Tem um negócio de palavrão pra cá, palavrão pra cá… quando ele jogava, o colega podia xingar ele. Agora, não. Ele é o comandante. O direito do jogador termina quando começa o direito do treinador. Isso tem que se respeitar hierarquicamente.”, avisou.
Luxemburgo valoriza elenco à disposição de Filipe Luís no Flamengo
Analisando o desfecho da Copa do Brasil, Luxemburgo avalia que o Flamengo conquistou o título no primeiro jogo. Diante da vitória na segunda partida contra o Atlético-MG, o plantel repleto de jogadores decisivo foi ressaltado no discurso.
“Não foi um jogo tecnicamente muito bom, mas o Flamengo ganhou o campeonato no jogo do Maracanã. É muito difícil tirar uma diferença de dois gols. O Flamengo tem um time que faz gol no campo do adversário, é um time que tem jogadores para decidir.”, afirmou.