Vanderlei Luxemburgo marcou época na história do futebol brasileiro, mas todo bom técnico, se inspira em outro nome marcante, e no caso do “professor”, ele nunca escondeu que Zagallo foi a sua maior referência na profissão.
Entrevistado pelo podcast “100 Mi Mi Mi”, do jornalista Milton Neves, o treinador voltou a rasgar elogios ao multicampeão e lendário técnico da seleção brasileira no passado, o colocando um patamar incomparável.
“Pra mim, o grande treinador do futebol brasileiro e do futebol mundial foi o Zagallo. Minha referência. Ele fez em 1970, o futebol que o mundo joga hoje”, iniciou Luxemburgo.
Na sequência, ele revelou que o formato de trabalhar com três zagueiros no time multicampeão do Cruzeiro no início dos anos 2000, foi inspiração no “Velho Lobo”
“Eu comecei a criar dali no Cruzeiro a possibilidade de você ter jogadores para mudar a tática, sem alterar as peças. Essa é a grande virtude do técnico”, disse o treinador.
Na Raposa, Luxa conquistou a Tríplice Coroa em 2003, ao faturar os títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
O certame nacional, inclusive, teve nesta temporada a sua primeira edição por pontos corridos, mas ainda contava com 24 clubes. O Cruzeiro ultrapassou a marca de 100 pontos conquistados.
Elogiado por Luxemburgo, Zagallo atingiu feito único
Nome exponencial do futebol brasileiro, Zagallo se tornou o primeiro e até o único profissional na história do futebol a faturar quatro edições de Copas do Mundo, em três funções diferentes: jogador, técnico e coordenador (1958, 1962, 1970 e 1994).
Ao longo de sua trajetória defendendo a amarelinha, foram 21 títulos conquistados. Além da seleção brasileira, o “Velho Lobo” acumulou uma seleta galeria de títulos defendendo as cores de times nacionais, como Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense, Portuguesa e Bangu.