Profissional do mais alto gabarito e respeitado no Brasil, Vanderlei Luxemburgo é dono de um currículo invejável e protagonista de trabalhos históricos e que até hoje são reconhecidos. Ele, inclusive, fez questão de relembrar um destes.
Em sua conta oficial, no Instagram, Luxa abriu uma ‘caixinha de perguntas’ para seus seguidores. Em uma delas, o ex-jogador foi desafiado a escolher qual time em que ele trabalhou pôde absorver melhor suas ideias como técnico.
“Treinei grandes equipes, todas foram bem responsáveis taticamente. O Bragantino porque era um clube pequeno, então pra encaixar e ganhar dos grandes era muito difícil. Mas o Palmeiras de 93 e 94 foi uma equipe que teu tenho uma satisfação incrível porque eram jogadores perfeitos, grandes profissionais. Esse time ficou marcado”, disse Luxemburgo.
Muller, que fez parte daquela seleção do Palmeiras ao lado de Mazinho, Djalminha, entre outros, elegeu Luxemburgo como o melhor treinador em toda sua carreira como atleta profissional.
“Eu tive o privilégio de trabalhar com Levir Culpi, no Cruzeiro, o saudoso Cilinho, grandíssimo treinador, Telê Santana, o mestre, e o Vanderlei Luxemburgo. O Vanderlei é a soma destes três que eu citei, Cilinho, Levir e Telê”, declarou o ex-atacante do São Paulo.
Luxemburgo e o título mais importante na carreira
Campeão por Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, Luxemburgo, porém, guarda com carinho especial o título do Campeonato Paulista de 1990. Na ocasião, Luxa, então treinador do Bragantino conquistou o título estadual sobre o Novorizontino, comandado por Nelsinho Baptista.
“Todos os títulos são importantes, mas aquele que simbolizou e marcou foi o Bragantino. Você sai com 80% de perder e 20% pra ganhar. Então, aquela vitória me colocou em um patamar diferente no futebol, me levou para grandes clubes e decolou a carreira”, recorda.