Lima é confirmada sede do Pan-Americano 2027 depois de “calote” da Colômbia
Capital é ratificada após Barranquilla não cumprir obrigações financeiras com organização esportiva
Lima será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Essa será a segunda vez que a capital peruana abrigará os jogos em um espaço de oito anos: a primeira foi em 2019. Os Jogos acontecerão entre os dias 16 de julho e 1º de agosto. A escolha inicial foi feita no último mês de março.
O anuncio ocorreu na última terça-feira (26) em Punta Cana, na República Dominicana, em congresso geral da Panam Sports, órgão esportivo que cuida de competições nas Américas. A capital peruana derrotou Assunção, no Paraguai, e com isso se igualou a Winnipeg e Cidade do México ao se tornar sede do Pan-Americano em mais de uma oportunidade.
Capital peruana substitui Barranquilla
O fato é que Lima não era a primeira escolha para o evento. Em 2021, a cidade colombiana de Barranquilla foi anunciada sede, mas a prefeitura não pagou todas as parcelas que dariam o direito de receber a competição. As duas parcelas não pagas giravam em torno dos US$ 4 milhões (R$ 23 milhões).
“Panam Sports informa ao público que seu comitê executivo decidiu, por unanimidade, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contrato.
Cabe destacar que no dia 19 de outubro, em reunião em Santiago do Chile e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato.”, diz um trecho do comunicado divulgado pela Panam Sports em janeiro de 2024.
São Paulo pode ser sede em 2031
Depois da passagem pelo Peru, os Jogos Pan-Americanos podem chegar ao Brasil. Isso, porque a cidade de São Paulo tem o interesse na edição de 2031 do evento. Pelo menos, é o que garantiam diversas autoridades da capital paulista. Tanto que a administração municipal apoiou a Casa Brasil, durante as Olimpíadas de Paris 2024 e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), assinou um documento de intenções.
Vale lembrar que, se for confirmada como sede em 31, São Paulo também receberá o Pan-Americano pela segunda vez: a primeira foi em 1963.