Home Extracampo Lima é confirmada sede do Pan-Americano 2027 depois de “calote” da Colômbia

Lima é confirmada sede do Pan-Americano 2027 depois de “calote” da Colômbia

Capital é ratificada após Barranquilla não cumprir obrigações financeiras com organização esportiva

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Lima sediará Jogos Pan-Americanos pela segunda vez (Divulgação/Panam Sports)

Lima sediará Jogos Pan-Americanos pela segunda vez (Divulgação/Panam Sports)

Capital é ratificada após Barranquilla não cumprir obrigações financeiras com organização esportiva

Lima será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Essa será a segunda vez que a capital peruana abrigará os jogos em um espaço de oito anos: a primeira foi em 2019. Os Jogos acontecerão, entre os dias 16 de julho e 1º de agosto, daqui a dois anos e meio. A escolha inicial foi feita no último mês de março.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O anuncio da ratificação aconteceu na última terça-feira (26) em congresso geral da Panam Sports, órgão esportivo que cuida de competições nas Américas, na cidade de Punta Cana na República Dominicana. Os peruanos derrotaram Assunção, no Paraguai. Com isso, Lima se iguala a Winnipeg e Cidade do México por ser sede do Pan-Americano em mais de uma oportunidade.

Capital do Peru entra no lugar de Barranquilla

O fato é que a capital não era a primeira escolha para o evento. Em 2021, a cidade colombiana de Barranquilla foi anunciada sede. Mas a prefeitura do município não pagou todas as parcelas utilizadas para garantir o direito de receber a competição poliesportiva. As duas parcelas não pagas giravam em torno dos 4 milhões de dólares (cerca de R$ 23 milhões na cotação atual).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Panam Sports informa ao público que seu comitê executivo decidiu, por unanimidade, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contrato. Cabe destacar que no dia 19 de outubro, em reunião em Santiago do Chile e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato.”, diz um trecho do comunicado divulgado pela Panam Sports em janeiro de 2024.

São Paulo pode ser sede em 2031

Depois da passagem pelo Peru, os Jogos Pan-Americanos podem chegar ao Brasil. Isso, porque a cidade de São Paulo tem o interesse na edição de 2031 do evento. Pelo menos, é o que garantiam diversas autoridades da capital paulista. Tanto que a administração municipal apoiou a Casa Brasil, durante as Olimpíadas de Paris 2024 e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), assinou um documento de intenções.

Vale lembrar que, se for confirmada como sede em 31, São Paulo também receberá o Pan-Americano pela segunda vez: a primeira foi em 1963.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial