Cássio terá neste sábado a chance de conquistar seu primeiro título pelo Cruzeiro, enfrentando o Racing na final da Copa Sul-Americana, em Assunção (PAR). O goleiro, no que depende do desenrolar da partida, poderá ajudar o time mineiro com uma de suas especialidades: as cobranças de pênalti,
Suas defesas de penalidades renderam grandes vitórias e conquistas ao Corinthians nos tempos em que esteve no Parque São Jorge (foram 32 penalidades defendidas com a camisa corintiana), agora desejando transferir isto também para seu momento na Raposa, que poderá ter que decidir a competição nos tiros livres dos 11 metros se o jogo terminar empatado nos 120 minutos de bola rolando (tempo regulamentar mais prorrogação)
E como Cássio pretende usar o seu sucesso em defender pênaltis em uma final como esta? O goleiro explicou as técnicas e ‘truques’ que usa para saber o comportamento dos batedores na hora das cobranças, apontando que estuda bastante com ajuda da preparação técnica para ajustar a tática ideal.
“O que posso falar é que é concentração. O resto, não irei falar das minhas táticas, ou aí darei arma para o inimigo. É concentração. O pênalti não é batido, é estudado. Hoje tem uma tecnologia que todos os times tem uma captação de pênalti”, explicou o goleiro cruzeirense segundo a Rádio Itatiaia.
“Nessa captação, você recebe de dez a 12 cobradores, e tem jogadores que variam muito e, algumas vezes, você tem que ir no ‘feeling’ de entender o que é melhor. Você acerta, erra, mas graças a Deus, espero que eu tenha sorte e competência para nestes momentos, eu estar pronto para ajudar”, completou Cássio.