Fórmula 1 hoje: com Gabriel Bortoleto, veja o grid de 2025 e as vagas que faltam
O Brasil voltará a ter um piloto na temporada integral da F1 depois de sete anos; anúncio oficial pela Sauber foi feito hoje (6)
Finalmente os amantes de automobilismo do Brasil voltarão a torcer por um piloto do país na Fórmula 1. Na manhã de hoje (6), a Sauber oficializou a contratação de Gabriel Bortoleto para ser titular da escuderia a partir de 2025.
O jovem automobilista de 20 anos, atual campeão da Fórmula 3 e líder da Fórmula 2, terá como companheiro na equipe suíça o alemão Nico Hulkenberg, que deixará a Haas depois da edição atual da F1.
Dessa forma, a Sauber, atual Stake F1 e que se tornará Audi a partir de 2026, trocará a sua dupla de pilotos. Ou seja, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Zhou Guanyu perderão seus postos na equipe.
Bortoleto será o primeiro brasileiro na Fórmula 1 numa temporada regular da competição, depois da participação de Felipe Massa na edição de 2017, pela Williams.
A última vez que o Brasil teve representantes na F1 foi com Pietro Fittipaldi, que realizou duas corridas pela Haas em 2020 em substituição ao francês Romain Grosjean.
O grid da principal modalidade dos esportes a motor irá ter várias modificações com relação à atual temporada.
Mesmo que a Red Bull tenha anunciado a renovação de Sergio Pérez ao longo de 2024, o destino do mexicano é incerto na escuderia austríaca. O argentino Franco Colapinto é um forte candidato a ocupar a vaga no cockpit da equipe.
Outros novatos confirmados para o ano que vem são o italiano Andrea Kimi Antonelli na Mercedes, além do australiano Jack Doohan na Alpine e o britânico Oliver Bearman na Haas.
O único acento ainda vago na Fórmula 1 é na Racing Bulls, em que Liam Lawson vem atuando em substituição a Daniel Ricciardo, demitido pela Red Bull.
Confira a atual configuração das equipes para a F1 em 2025
- Red Bull – Max Verstappen e Sergio Pérez (Franco Colapinto corre por fora na vaga de Pérez)
- McLaren – Lando Norris e Oscar Piastri
- Ferrari – Lewis Hamilton e Charles Leclerc
- Mercedes – George Russell e Andrea Kimi Antonelli
- Aston Martin – Fernando Alonso e Lance Stroll
- Williams – Carlos Sainz e Alexander Albon
- Sauber – Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg
- Alpine – Pierre Gasly e Jack Doohan
- Haas – Esteban Ocon e Oliver Bearman
- Racing Bulls – Yuki Tsunoda e indefinido (Liam Lawson é o favorito)