A Fórmula 1 caminha para ter sua 11ª equipe a partir de 2026. Pelo menos é o que garante o RacingNews365, site especializado em automobilismo. O novo time será dos Estados Unidos e terá apoio da General Motors em um projeto de longo prazo.
A GM já investiu cerca de US$ 171 bilhões (R$ 994 bilhões) desde 2023 para entrar na principal categoria do automobilismo. Se a entrada da nova escuderia for confirmada, ela já chegaria pronta para a nova regulamentação de motores e unidade de energia.
Categoria tem Andretti aprovada
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou a entrada da Andretti para o grid da Fórmula 1. A operação idealizada pelo lendário Michael Andretti já passou por todos os tramites exigidos pela federação, com a inauguração de uma fábrica em Silverstone, Inglaterra.
Contudo, o grande obstáculo para a entrada da Andretti tem a ver com as outras dez equipes atuais da F1, que não querem dividir os ganhos com o campeonato mundial. A Andretti teria um acordo com a marca Cadillac (pertencente a GM) para o fornecimento das unidades de potência.
Haas foi última a entrar
Curiosamente, a última equipe com permissão para correr foi a norte-americana Haas, a partir de 2016. O time do conglomerado de Gene Haas está em sétimo lugar no campeonato dos construtores com 46 pontos. A equipe corre com a dupla Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen e tem propulsão de motores da Ferrari.
Para 2025, o time confirmou o francês Esteban Ocon e o inglês Oliver Bearman. Ocon corre até o fim da corrente temporada na Alpine. Enquanto isso, Bearman é piloto de desenvolvimento da Ferrari e disputa a F2. Oliver já sentou no carro da Haas no fim de semana do GP São Paulo ao substituir Magnussen.
F1 em Las Vegas
Dentro da pista, o campeonato está em Las Vegas na disputa da 22ª etapa do campeonato. Neste momento, os dois primeiros treinos livres foram realizados. Na primeira atividade, a dobradinha foi da Mercedes com Lewis Hamilton na ponta, seguido por George Russell.
Em termos do segundo treino livre, Hamilton continuou comandando a tábua de tempos, mas dessa vez, com Lando Norris da McLaren, vindo atrás.
O terceiro é último treino livre acontece às 22h30 no horário de Brasília desta sexta-feira (22). A tomada de tempo oficial está prevista para às 3h da madrugada deste sábado (23). A corrida acontece na mesma 3h da manhã, mas no domingo (24).