Estêvão, do Palmeiras, é destaque em ranking mundial de jogadores revelação
Além do talentoso atacante palmeirense, jogador do Corinthians também foi bem avaliado pelo Observatório do Futebol
Estêvão apareceu em um levantamento que evidencia os jogadores jovens com mais destaque no cenário mundial. O Observatório do Futebol (CIES) colocou o atacante do Palmeiras na quarta colocação entre os atletas com menos de 20 anos com mais experiência de jogo.
De acordo com o grupo de pesquisa, a pontuação no item leva em conta ‘os minutos jogados em partidas oficiais de nível sênior em 2024, ponderados pelo nível esportivo dos jogos e pelos resultados’. A contagem mínima para entrar no ranking é de 900 minutos.
Até a data de hoje (27), Estevão reúne 2.438 minutos jogados em 2024, contra apenas 12 minutos no ano passado. No ranking, a joia palmeirense que irá se transferir para o Chelsea na próxima temporada soma 74,9 pontos.
Jogador do Barcelona lidera relação
O ranking mundial de revelações mais experientes é liderado pelo zagueiro espanhol Pau Cubarsí. O defensor do Barcelona de 17 anos é o primeiro colocado disparado com 91,5 pontos e 3.883 minutos em campo.
Completam o pódio o meia inglês Kobbie Mainoo, do Manchester United, na segunda colocação apresentando 83,3 pontos. Em terceiro, desponta o lateral argentino Julio Soler, do Lanús, com 77,0. Ambos têm 19 anos.
O Observatório do Futebol justificou que o atacante do Barcelona, Lamine Yamal, tem a maior pontuação de valor de experiência entre todos os atletas com menos de 20 anos: 93,8 pontos. “No entanto, o prodígio espanhol já era um profissional estabelecido em 2023”, justificou o site do CIES.
Breno Bidon faz companhia ao atacante do Palmeiras no top-10
Além de Estêvão, outra jovem revelação do futebol brasileiro aparece no top-10, exatamente na 10ª colocação. O volante Breno Bidon, do Corinthians, tem 70,9 pontos através de 2.362 minutos jogados na temporada.
Também atuantes no Brasil que aparecem na relação do CIES: o zagueiro colombiano Sergio Palacios, do Red Bull Bragantino, na 19ª colocação; e o centroavante Kauã Elias, do Fluminense, está na 29ª posição.
Outro palmeirense, o zagueiro Vítor Reis é o 39º lugar, enquanto o meia Gabriel Carvalho, do Internacional, aparece na 41ª posição.
As demais revelações do país no top-100: Alisson Santana (Atlético-MG, 65º), Kervin Andrade (Fortaleza, 77º), Rayan (Vasco, 78º), Lorran Lucas (Flamengo, 91º) e Gustavo Prado (Internacional, 99º). Entre as 38 ligas que integram no ranking, o Brasil é o que tem mais representantes: 11 ao todo.