O ex-camisa 1 e ex-técnico da seleção brasileira escolheu seus favoritos e aproveitou para explicar treta com Taffarel
Emerson Leão marcou presença no podcast Futebol é Minha Vida, apresentado por Milton Neves, Alexandre Praetzel e Felipe Morais no canal do YouTube Podcast Histórias do Futebol.
Milton Neves perguntou para o titular da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1974 e 1978 qual o maior goleiro de todos os tempos.
O reserva na campanha do tricampeonato mundial em 1970 se mostrou dividido na resposta. “Olha que eu vi goleiro. O mundo é grande e o tempo foi grande”, introduziu Leão.
Assim, mencionou três antigas referências na posição, duas delas estrangeiras. O primeiro foi Gordon Banks, campeão mundial pela seleção da Inglaterra no Mundial de 1966.
Já o segundo goleiro histórico citado foi outro vencedor de Copa do Mundo: o alemão Sepp Maier, vitorioso em 1974.
O terceiro arqueiro na seleta lista de Leão é brasileiro, através da lembrança de Manga. Assim, recordou uma história inusitada envolvendo o antigo goleiro que defendeu a seleção em 1966 e foi consagrado em clubes como Botafogo e Internacional.
Na oportunidade, Leão havia sido contratado pelo Grêmio no fim da década de 70 para substituir exatamente Manga, que estava de saída do Tricolor Gaúcho. “Os caras colocaram minha fotografia no armário dele, ele queria matar os caras”, divertiu-se.
Milton Neves ainda recordou do uruguaio Mazurkiewicz, que enfrentou o Brasil nas semifinais de 1970.
Assim, Leão contou uma curiosidade sobre o camisa 1 da Celeste Olímpica no Mundial do México: de que era centroavante de origem e foi para o gol porque faltava gente para a posição.
Leão alfinetou Taffarel
Sobre Taffarel, o ex-técnico lembrou na entrevista de um desentendimento com o goleiro tetracampeão mundial quando dirigiu o Atlético-MG em 1997.
Então, justificou ter colocado Taffarel no banco depois deste se atrasar no retorno da seleção brasileira.
“Ele começou a ficar meio revoltado. Problema dele, fala o que quiser”, disse, complementando com uma provocação: “Quem ensinou o Taffarel a jogar foi o Galvão Bueno, porque ele falava: ‘Vai que é sua Taffarel’. Aí ele segurava a bola”.
Por fim, Emerson Leão declarou preferência pelo palmeirense Weverton para ser titular na seleção brasileira.