Edmundo, de forma imediata, não quis se manifestar sobre o desfecho da Bola de Ouro. Porém, ao falar do assunto, o ex-jogador fez um pedido envolvendo o comportamento de Vinícius Júnior. Apesar do resultado frustrante, a vitória de Rodri na votação, segundo o discurso veiculado no YouTube, precisa ser respeitada.
“Eu não gosto de ser arroz de festa de falar o que todo mundo tá falando. Eu quero ter minha opinião e quero que as pessoas respeitem. Eu vou falar a primeira vez o que eu acho. O Vinícius Júnior tem futebol para ganhar três, quatro, cinco ou seis Bolas de Ouro. Ele não tem que se lamentar e se abater. Ele tem que respeitar a escolha das outras pessoas.”, disse Edmundo, em live no canal Mundo Ed.
Na sequência, Edmundo destacou que a Bola de Ouro não representa o tamanho de Vinícius Júnior para o futebol. Além dos títulos conquistados no Real Madrid, a luta contra o racismo, segundo o ‘Animal’, possui uma representatividade maior que apenas uma eleição de melhor do mundo.
“A pergunta que eu faço: Vinícius Júnior, você está feliz? Ele tá feliz. Você vê no sorriso e nos olhos dele. Um troféu que deram e que tiraram não diz quem você é. Essa é a minha opinião.”
“O Vinícius Júnior é muito maior que apenas um troféu. Ele tem sido um cara de caráter, personalidade e, acima de tudo, integridade para enfrentar o sistema. Ele já é muito vencedor por isso.”, prosseguiu.
Edmundo minimiza troféus individuais no futebol
Dono de uma carreira vitoriosa, Edmundo revelou que não possui nenhuma recordação atrelada aos feitos individuais. Mesmo assim, como foi aclamado pelos torcedores, a memória de brilhar no Maracanã, segundo o ex-camisa 10 do Vasco, está acima de qualquer troféu.
“Eu não tenho nenhum troféu em casa porque as ex-mulheres tomaram tudo. Eu não acho importante. O importante é minha memória de fazer gol no Maracanã e gritarem meu nome. As coisas materiais não são as mais importantes. O importante é caráter, dignidade e hombridade.”, externou.