Durante a Brasil Game Show (BGS) 2024, a Jackbox Games esteve presente apresentando seus mais recentes títulos, como Survey Scramble, já disponível em português do Brasil.
O estúdio localizado em Chicago e desenvolvedor de party games também é responsável por The Jackbox Naughty Pack, seu primeiro jogo adulto a chegar em consoles.
Conversamos com Warren Arnold, diretor e roteirista da Jackbox Games, que contou detalhes sobre a produção do game com mediação e tradução de Henrique Takimoto.
Torcedores.com: Esse é o primeiro jogo adulto para console da Jackbox. Qual é sua opinião sobre a entrada nesses novos formatos?
É algo que nosso público geral vem pedindo há algum tempo. Muitas pessoas jogam Jackbox desde jovens, e agora que estão mais velhas, fazem parte de uma demografia mais madura. Recebemos muitos feedbacks pedindo por produtos mais maduros, assuntos mais maduros, então estamos realmente ouvindo nossa base de fãs. É algo que realmente queremos tentar, alguns experimentos.
Vocês tem alguma expectativa de mais materiais adultos futuramente?
Nunca diga nunca, por enquanto, isso não é o que estamos pensando. Não quero dizer o que estamos fazendo para o futuro, mas, no momento, estamos deixando isso para ver a resposta que recebemos e aprendendo com o experimento que estamos fazendo. Agora vamos ver que tipo de resposta obtemos e aprender com isso.
Quais foram as dificuldades para conceber esse novo pacote?
Já tínhamos praticamente tudo em mente, então, não houve. Acho que a parte mais difícil mesmo foi mais editorial, porque, dependendo de como seria colocado, poderia ser apenas parcialmente engraçado, então, os jogadores teriam que finalizar a piada.
É desta forma que nós achamos melhor pra chegar em um material mais “maduro”. Não quisemos ir longe demais, apenas fazer as piadas serem fáceis de completar mesmo. Achamos mais interessante entregar parte da piada, e o jogador completar, e se sentir parte do jogo.
Há piadas regionais ou que funcionam apenas em algum país específico?
Sim! No jogo de trívias, por exemplo, temos 25% do conteúdo como geralmente voltado ao público dos Estados Unidos, e o resto é voltado ao local do jogador, seja o país que for, dando como exemplo, os brasileiros, que tem muita piada que só funciona por aqui.
As partes do Brasil falam sobre a cultura pop locais, então, temos alguns escritores do Brasil para trazer essas referências, pois temos a preocupação de estar sempre antenados em relação à referências atuais do local.
Quantas perguntas teremos no novo pacote?
Eu acho bem difícil definir, porque são muitas! Acredito que pelo menos umas 200, mas, um número exato, eu não saberia dizer.
Sobre a dublagem: são as mesmas vozes de projetos anteriores?
Estamos trabalhando com a mesma empresa de dublagem, então, a maioria das vozes são as que trabalharam com a gente antes.
Qual de vocês tem jogado os títulos da Jackbox atualmente?
(…) Como diretor criativo, eu gosto de jogar os antigos e novos jogos que fizemos, para sentir como as pessoas interagem com nossos jogos. Mesmo um jogo sendo lançado há vários anos atrás, há sempre novas pessoas jogando e conhecendo pela primeira vez, e interagindo com o jogo só agora.
Eles podem mudar a forma de interagir, e a gente está sempre de olho nisso, na forma que os novos clientes estão interagindo com nossos produtos.
O pacote The Jackbox Naughty Pack pode ser adquirido para as plataformas PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC, disponível em português do Brasil, espanhol, francês, inglês, alemão e italiano.