Ramón Díaz convive com as críticas por parte dos torcedores do Corinthians após as eliminações na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Pressionado no cargo, o treinador pode ser demitido em caso de derrota para o Palmeiras no clássico do Brasileirão Betano desta segunda-feira (4), às 20h, na Neo Química Arena.
Com foco em evitar o rebaixamento para segunda divisão do Campeonato Brasileiro, Ramón já esteve ameaçado de demissão contra o Cuiabá, mas a vitória fora de casa manteve o argentino no comando alvinegro.
Porém a eliminação para o Racing, que impactou diretamente no planejamento para 2025, faz com que o técnico tenha o clássico como “final” para sua permanência no Timão.
Escalações, mudanças e críticas ao elenco
Elogiado pela forma como melhorou o futebol do Corinthians, Ramón Díaz convive com críticas dos torcedores por conta das mudanças naformação tática.
Sob seu comando, o clube mostrou evolução jogando com três zagueiros ou três volantes. Porém o técnico arriscou escalações mais ofensivas, principalmente nas Copas, que não renderam o resultado esperado.
Outro ponto que vem sendo motivo de críticas são as mudanças do técnico na segunda etapa das partida, com a equipe alvinegra caindo de produção.
Por fim, outro ponto questionado está relacionado ao treinador publicamente criticar alguns jogadores do elenco atual. Ramón Díaz afastou Giovane e Caetano do elenco do Corinthians. Além disso, ele culpou Rodrigo Garro pela eliminação frente o Racing na Copa Sul-Americana.
Problemas do Timão para 2025
A eliminação na Copa Sul-Americana terá um impacto direto nas finanças do clube. Isso porque o título da competição garantiria o Corinthians na Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. Agora, a equipe tem confirmado para a próxima temporada apenas o Paulistão e o Brasileirão, seja na primeira ou segunda divisão.
Caso evite o rebaixamento, o Timão tem chances de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana no próximo ano. Por conta disso, os dirigentes sabem que será preciso reduzir a folha salarial do elenco, que hoje está em R$ 23 milhões. O investimento para 2025 será afetado, principalmente em relação a montagem do elenco.
A diretoria deverá negociar alguns jogadores ao fim da temporada. Por outro lado, contratações deverão ser mais modestas, longe dos valores investidos em 2024.