Corinthians ainda tem chance de jogar a Copa do Brasil 2025; veja o que precisa acontecer
O Alvinegro foi eliminado na Sul-Americana e pode ter calendário esvaziado na próxima temporada
O Alvinegro foi eliminado na Sul-Americana e pode ter calendário esvaziado na próxima temporada
Na noite de ontem (31), o Corinthians perdeu para o Racing por 2 a 1 e foi eliminado da Copa Sul-Americana. Com isso, o clube perdeu uma das últimas chances de se classificar para a Copa Betano do Brasil de 2025.
Por ter sido eliminado na fase de grupos do Paulistão, o Timão não tem vaga garantida na competição nacional do ano que vem. Para conseguir essa vaga, teria quatro opções: vencer a Copa Paulista 2024, vencer a Capa do Brasil 2024, vencer a Sul-Americana 2024 ou se classificar para a Libertadores via Campeonato Brasileiro.
Portanto, resta ainda a última opção, que é se classificar para a próxima Libertadores através do Brasileirão. Não é uma missão fácil, mas pode ser mais acessível de acordo com os campeões das copas.
O campeonato da vaga para os seis primeiros (G-6), algo impossível de alcançar. Porém, esse G-6 vai aumentar, podendo virar até G-9.
Se o Botafogo vencer a Libertadores e o Flamengo a Copa do Brasil, por exemplo, abre duas vagas, coroando o 8º colocado. Neste momento, o 8º é o Cruzeiro, que pode vencer a Sul-Americana e abrir uma 9ª vaga.
Atualmente, a diferença do Corinthians para o 9º lugar é de oito pontos. Restando sete jogos, é difícil tirar oito pontos em sete jogos, mas não impossível. São 21 pontos em disputa. Ainda há um confronto direto contra o Vasco, que é o 9º colocado atualmente.
É claro que não é algo simples, com o Timão precisando fazer uma reta final de Brasileirão quase perfeita, mas matematicamente não da para descartar a possibilidade.
Jogos do Corinthians no Brasileirão
Corinthians x Palmeiras
- Vitória x Corinthians
- Corinthians x Cruzeiro
- Corinthians x Vasco
- Criciúma x Corinthians
- Corinthians x Bahia
- Grêmio x Corinthians
CBF mudou o critério de classificação para a Copa do Brasil
Até a edição do ano passado, a CBF garantia vaga para os times grandes, como o Corinthians, por conta do ranking da entidade. Os times mais bem ranqueados já tinham vaga garantida para a Copa do Brasil. Os outros clubes conseguiam vaga de acordo com campeonatos estaduais e regionais.
Mas, a partir da edição 2024, a Confederação tirou as vagas via ranking. Agora, todos os times precisam se classificar pelo estadual ou ir para a Libertadores, o que também da vaga.
No estado de São Paulo, ainda se classifica o campeão da Copa Paulista, que esse ano foi o Monte Azul.