Emoções a mil na reta final do Brasileirão, que entra na sua 33ª rodada nesta sexta (8). No Cartola, a competição começa neste sábado (9), com o mercado aberto para escalações até as 16h29, horário de Brasília, um minuto antes do início das primeiras partidas válidas para o fantasy game. Em um momento do campeonato em que qualquer ponto faz diferença, Caio Ribeiro, comentarista e embaixador da plataforma, traz dicas para montar uma equipe de potencial.
O ex-atacante escolheu um atleta para cada posição, além de técnico, a partir das estatísticas do Painel de Dados do Gato Mestre, funcionalidade exclusiva para assinantes do Cartola PRO. E, dessa vez, os cartoleiros precisam ficar atentos para não selecionar jogadores dos três duelos que não pontuarão no game nesta rodada: Internacional x Fluminense, Palmeiras x Grêmio e Flamengo x Atlético-MG.
Veja as sugestões de Caio Ribeiro:
Goleiro – João Ricardo (Fortaleza)
Goleiro com mais defesas no torneio, João Ricardo, do Fortaleza, surge como uma peça estratégica para a escalação. Seu time é favorito no embate contra o Vasco, no gramado do Castelão, e precisa acumular mais vitórias para tentar desbancar seus adversários no topo da tabela: Botafogo e Palmeiras. Focado em agarrar uma vaga na Libertadores, o Gigante da Colina não deve facilitar a disputa, fazendo com que João Ricardo seja exigido e marque pontos no fantasy. Além disso, se não deixar o Cruzmaltino balançar a rede, consegue faturar o bônus SG. As equipes se enfrentam neste sábado (9), às 19h.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 8.93
- Média de pontos: 4.87
- Mínimo para valorizar: 9.95
- Jogos sem sofrer gols: 10
- Defesas: 123
- Gols sofridos: 29
Lateral – Vitinho (Botafogo)
Líder isolado, o Botafogo é o grande favorito no duelo deste sábado (9), às 16h30, em casa contra o Cuiabá, vice-lanterna da competição. Esse é o momento de investir em jogadores alvinegros, como Vitinho. Ainda que tenha apenas seis jogos no Brasileirão, o lateral vem de uma sequência de boas pontuações no fantasy, já pontuou com 11 desarmes, seis faltas sofridas e duas finalizações. Fora isso, o atleta pode se destacar tanto defensiva quanto ofensivamente ao enfrentar um oponente fragilizado, que não marca gols há três confrontos. O clube da Estrela Solitária, por outro lado, não só ocupa o ponto mais alto da tabela, como vem embalado de uma vitória por 3×0 no clássico contra o Vasco.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 8.90
- Média de pontos: 6.35
- Mínimo para valorizar: 5.25
- Jogos sem sofrer gols: 4
- Desarmes: 11
- Gol: 0
Zagueiro – Alan Franco (São Paulo)
Outro favorito é o São Paulo, que tem a missão de encarar, em casa, o Athletico-PR. Alan Franco será uma figura importante para a boa atuação do Tricolor Paulista, cheio de gás depois de levar a melhor sobre o Bahia, direto da Arena Fonte Nova. O zagueiro apresenta um bom custo-benefício, unindo um preço mais acessível (C$ 6.86) a um desempenho de mais de sete pontos na partida passada. É capaz que a performance se repita frente ao Furacão, que vive fase em baixa, amargando a zona de rebaixamento. O clube venceu apenas uma vez nos últimos cinco jogos e tende a ter dificuldades de frear o São Paulo. Os times se encontram neste sábado (9), às 21h.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 6.86
- Média de pontos: 3.12
- Mínimo para valorizar: 6.86
- Jogos sem sofrer gols: 9
- Desarmes: 22
Meia – Lucas Moura (São Paulo)
De olho no confronto entre São Paulo e Athletico-PR, também vale investir em Lucas Moura. O meia tricolor foi um dos destaques da partida anterior, arrematando a vitória com um gol nos minutos finais contra o Bahia. Seu desempenho em campo rendeu mais de 10 pontos no game, no qual soma 50 faltas sofridas, 16 finalizações, nove gols e quatro assistências. O triunfo do São Paulo nas disputas finais é fundamental para que o clube se consolide na parte de cima da tabela, aumentando suas chances de conquistar uma vaga na Libertadores de 2025.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 14.43
- Média: 7.11
- Mínimo para valorizar: 10.12
- Gols: 9
- Finalizações: 16
- Faltas sofridas: 50
Atacante – Luiz Henrique (Botafogo)
Por falar em jogadores que fizeram bonito, Luiz Henrique é mais um nome que brilhou no início da semana, é um dos grandes nomes do ano no Brasileirão e vale estar no radar dos cartoleiros. O atleta contribuiu para o placar elástico do Botafogo contra o Vasco, garantindo mais de 12 pontos no fantasy. Diante do Cuiabá, ele tem tudo para voltar a se sobressair, dificultando as ações defensivas do adversário, que sofreu 41 gols no campeonato. Outros fatores para a escalação: está entre os atacantes de maior média disponíveis para a rodada, pontuou com 53 faltas sofridas, 36 finalizações, sete gols e três assistências.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 11.81
- Média de pontos: 5.88
- Mínimo para valorizar: 12.28
- Gols: 7
- Finalizações: 36
- Faltas sofridas: 53
Técnico – Artur Jorge (Botafogo)
Sob o comando de Artur Jorge, o Botafogo trilhou o seu caminho rumo à liderança deste Brasileirão e aparece como o grande favorito da 33ª rodada, encarando o Cuiabá. O técnico é uma opção forte para integrar a equipe, com possibilidade de, mais uma vez, elevar a sua pontuação caso o seu time mostre dominância sobre o oponente, que passou mais da metade do torneio preso no Z4.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço: C$ 9.82
- Média de pontos: 6.06
- Mínimo para valorizar: 10.17
- Maior pontuação: 10.62
- Vitórias: 20