A 37ª e penúltima rodada do Brasileirão Série B foi encerrada com duas partidas nesta segunda-feira (18).
Além do Avaí derrotar o Botafogo-SP fora de casa por 3 a 1, o Ceará encheu a Arena Castelão para superar o América-MG por 1 a 0.
O gol da vitória dos cearenses foi marcado por Saulo Mineiro cobrando pênalti no primeiro tempo. Com o resultado, o Vozão se manteve no G-4 e depende só de si para subir na última rodada. Todas as 10 partidas serão disputadas no domingo (24), às 18h30 (horário de Brasília).
Recordes no Brasileirão Série B
A partida do Ceará contra o Coelho entrou para a história como o maior público da história da Arena Castelão, com 63.908 espectadores, batendo também o recorde de torcedores do ano no futebol brasileiro.
Já campeão, o Santos é a única equipe garantida no Brasileirão Betano 2025. Mirassol, Novorizontino, Ceará e Sport são os postulantes das três vagas restantes. Ou seja, uma destas quatro equipes ficará de fora da elite no ano que vem.
Mirassol e Novorizontino dividem a vice-liderança com 64 pontos, com vantagem para a equipe do técnico Mozart sobre a de Eduardo Baptista no saldo de gols.
Ceará e Sport têm 63 pontos, mas é o time cearense quem ocupa a quarta colocação, levando a melhor sobre os pernambucanos no número de vitórias.
O triunfo do Vozão eliminou matematicamente o Goiás. Mesmo com uma incrível sequência de seis vitórias consecutivas na Série B sem levar gols, o Esmeraldino não pode mais alcançar o Ceará na tabela de classificação.
Com a definição de todos os rebaixados com uma rodada de antecedência, o Brasileirão Série C já tem seus 20 times definidos para o ano que vem.
Do que cada time precisa
Mirassol – Recebe a Chapecoense e subirá no caso de vitória. Se empatar ou perder, precisará que um dos três concorrentes (Novorizontino, Ceará ou Sport) também não ganhe.
Novorizontino – Enfrenta o Goiás fora de casa e sobe se ganhar. No caso de empate ou derrota, se classificará para a primeira divisão se pelo menos um dos rivais tropeçarem.
Ceará – Visita o já rebaixado Guarani em Campinas, dependendo de uma vitória simples para obter o acesso. Se empatar, torcerá por derrotas de Mirassol ou Novorizontino ou para que o Sport não ganhe. No caso de derrota, os pernambucanos precisarão perder para o Santos.
Sport – Enfrenta o campeão Santos na Ilha do Retiro. O Leão é o único que não depende dos próprios resultados. Se ganhar do Peixe, precisará que pelo menos um dos três rivais (Mirassol, Novorizontino e Ceará) não vença seus jogos. O empate também servirá, desde que um dos integrantes do trio perca. Já a derrota manterá o Sport mais um ano na Série B.