A conquista do Flamengo da Copa do Brasil no último domingo (10) causou a qualificação do Rubro-Negro para a Libertadores de 2025 por intermédio desta competição. E terá também implicações na tabela do Brasileirão Betano e na briga pelas vagas no torneio continental.
A mais visível é que a Série A ganhou mais uma vaga na competição com o título flamenguista, agora com o G-6 indo a G-7. O time da Gávea está em quinto lugar, com 58 pontos, e estaria já garantido com classificação do torneio sul-americano através do certame nacional pelas probabilidades. Além disto, quem também se deu bem com o feito flamenguista foi o Internacional.
O Colorado ‘ganhou de presente’ do Flamengo a vaga na Libertadores via Brasileirão. Segundo o Espião Estatístico do GE, a equipe gaúcha se garantiu na disputa da principal competição do continente com o título rubro-negro da Copa do Brasil, aliado também à vitória sobre o Fluminense, na última rodada da competição.
E mais uma equipe poderá ter sua vaga garantida em breve, o São Paulo. O portal aponta que o SPFC tem 99,99% de chances de também se classificar via Série A, o que deixaria apenas um posto em disputa franca nas rodadas finais da temporada, já que a vantagem do Tricolor para o sétimo colocado (Cruzeiro) é, atualmente, de dez pontos e há a chance de que não seja mais alcançada dependendo do que acontecer.
Assim, o sétimo lugar seria o único que poderia ser contestado nesta reta final de Brasileirão em termos de vaga na Libertadores. Nas contas do site, a Raposa aparece como uma das equipes com maior favoritismo para completar o G-7, tendo 42,32% de chance. Os mineiros, no entanto, terá concorrência direta com o Bahia, tem 39,20% de possibilidades de vaga.
Correndo por fora, aparece o Vasco, que tem 4,57% e o Atlético-MG, este com 10,49%. No caso do Galo, além da disputa por esta última vaga, o time ainda tenta via Libertadores a classificação para a edição seguinte desta. O que acontecerá em caso de vitória sobre o Botafogo na decisão do torneio.
G-8 pode acontecer no Brasileirão
Mas mesmo quem não conseguir estar neste G-7 terá ainda mais uma possibilidade de se classificar para o certame continental via Brasileirão. Isto tem a ver com o outro time carioca que está em decisão, com o o Botafogo já garantido no torneio pela Série A.
Se o Glorioso vencer o Atlético-MG na decisão a ser disputada em Buenos Aires (e o Flamengo também fechar entre os sete primeiros, o que é bastante provável), este se tornará G-8 e mais uma vaga para o Brasil na Libertadores será concedida, esta para o oitavo colocado.