Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Extracampo Botafogo inaugura estátua do mascote Bira no estádio Nilton Santos

Botafogo inaugura estátua do mascote Bira no estádio Nilton Santos

Fogão criou mascote em 2021 para ser “parceiro” de outro personagem oficial: o cão Biriba

Por Carlos Lemes Jr em 05/11/2024 17:32 - Atualizado há 1 minuto

Na imagem, Bira está junto de Biriba em frente ao estádio Nilton Santos
Bira está em um platô e a peça pesa cerca de 400kg (Divulgação)

O Botafogo vai apresentar uma grande novidade no estádio Nilton Santos nesta terça-feira (5) no clássico contra o Vasco. O Fogão vai mostrar a estátua do mascote Bira, já inaugurada em julho de 2024.

A estátua desenvolvida pelo artista Rafael Brancatelli possui quatro metros de altura e pesando cerca de 400 kg e faz parte de um pacote da nova identidade visual, que engloba também as camisas oficiais e redes sociais do clube.

“A criação do Bira foi um desafio interessante”, comenta Brancatelli. “Queríamos uma mascote que mostrasse força, poder e garra, mas que ao mesmo tempo transmitisse uma mensagem positiva e de incentivo para os torcedores. Conseguimos chegar neste equilíbrio, criando uma figura que representa o espírito do Botafogo”, explica o artista.

Vale lembrar que esse tipo de modernização das mascotes não é exclusivo do Botafogo. Outros clubes brasileiros também têm adotado essa estratégia para conectar tradição e inovação. O Atlético Mineiro, possível adversário do Fogão na final da Libertadores, modernizou seu Galo Carijó em 2018, tornando-o mais robusto e visualmente atraente, especialmente em produtos licenciados.

O Bahia seguiu um caminho similar em 2019, reformulando seu “Super-Homem Tricolor” para alinhar a imagem da mascote ao novo momento do clube, que vinha investindo fortemente em marketing e presença digital.

Fogão adotou Bira como “parceiro” de outro mascote

O fato é que Bira surgiu, em 2021, para ser “parceiro” de outro mascote do alvinegro: Biriba. A história do surgimento de Biriba remonta a década de 40, quando o presidente do Botafogo da época, Carlito Rocha, adotou um vira-lata branco e preto.  

O cão foi levado para a sede do clube na época, e em seu primeiro “jogo” acompanhando a equipe, o time saiu vencedor do Campeonato Carioca de 1948. Naquela edição, a agremiação de General Severiano fez uma campanha invicta com 17 vitórias e dois empates

Exit mobile version