Ex-jogador já havia questionado prática que se tornou popular no futebol atual e cobrou comissões mais enxutas
Zico se mostra contrário uma comissão técnica ter diversos profissionais trabalhando simultaneamente com o treinador principal. Em entrevista à Rádio Metrópoles nesta segunda (07), ele citou Tite, ex-Flamengo, como exemplo, de algo que ele disse não entender a necessidade.
Na visão do Galinho de Quintino, quanto mais numerosa uma comissão, mais complicado fica para o treinador, que passa a ter que ouvir um volume expressivo de apontamentos, mesmo sendo ele o responsável por “bater o martelo”.
“Eu acho que o problema maior para um treinador é a responsabilidade. Você pode ouvir todo mundo, agora no final, as decisões precisam ser tuas. Não pode abrir mão disso. Não pode ficar ouvindo muita gente”, destacou Zico.
“Acho que hoje tem muita informação. Eu por exemplo, não entendo o Tite, como um treinador da grandeza dele, ter três auxiliares. É muita coisa”, complementou o ex-jogador.
Além de Tite, outros cinco membros da comissão foram demitidos no Flamengo: Cleber Xavier, Matheus Bachi, César Sampaio, Fábio Mahseredjian e Lucas Oliveira. Em sua trajetória no comando do clube, o treinador computou 70 jogos, com 43 vitórias, 11 empates de 16 derrotas, faturando um título.
Para a vaga do experiente treinador, a diretoria do Fla agiu rápido e efetivou Filipe Luís no cargo. O ex-lateral vinha executando bom trabalho no sub-17, e já computa duas vitórias nos dois jogos realizados no comando do profissional.
Zico vê lesões como grande problema de Tite no Fla
Ainda falando sobre ex-treinador rubro-negro, Zico destacou que os problemas físicos, que culminaram em diversas lesões acabaram sendo o grande agravante para que o trabalho de Tite minasse no clube carioca.
Como exemplo, ele citou as baixas envolvendo a trinca favorita de ataque do treinador: Luiz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha, que só retornam na próxima temporada, após graves problemas. Segundo ele, é necessário que seja reavaliado alguns pontos no departamento de fisiologia do clube, para evitar novos problemas.