Zico foi direto ao sinalizar que o camisa 10, posição importante no passado, foi extinto do futebol brasileiro. Marcado na história do Flamengo, o Galinho exerceu a função com maestria, mas as atuais exigências táticas, avaliadas como “falsas”, acabaram causando uma mudança dentro das quatro linhas.
“São as falsas táticas de jogo. Eliminaram a posição do camisa 10. Não tem mais esse jogador nas táticas de jogo.”, disse Zico, no Futebol da Esperança, ao Poddread.
Na sequência, Zico destacou que o atual cenário pode sofrer uma mudança. Isso porque, caso o trabalho com os jovens da base motivem o resgate do camisa 10, a tendência é do surgimento de uma série de meias criativos. Porém, sem o plano entrar em prática, a escassez de atletas na posição está ocorrendo em grande escala, já que a seleção brasileira, sem Neymar, sofre para encontrar outro articulador de jogadas.
“Dá para mudar, lógico. Principalmente, quando chegar na base, tem que ter isso. Já vem da base. Jogam sempre dois pelos lados, dois no meio e dois na frente. Aí complica. Não existe mais aquele cara que faz o jogo correr no meio, que mete a bola para o atacante e chega na área.”, afirmou.
Em entrevista ao influenciador Fred Bruno, no GE, Zico apontou Paulo Henrique Ganso como um dos camisa 10 à moda antiga no Brasileirão. Dono de uma grande capacidade de leitura de jogo, o meia do Fluminense é um dos jogadores que enche os olhos do Galinho.
“O cara vê o jogo todo, quando a bola chega ele já sabe o que fazer, sabe como que o cara está posicionado.”, elogiou Zico.
Zico alerta Neymar sobre retorno à seleção
Maior esperança da seleção brasileira, Neymar vem trabalhando forte para retornar aos gramados. Para que o craque não acumule mais uma lesão, Zico sugere um maior cuidado para se livrar dos marcadores, tendo em vista a forte marcação no meio-campo.
“Já é esse cara (camisa 10). Eu sempre gostei mais do Neymar jogando ali pelo lado, mas no meio pode dar certo. Agora, ele tem que ter alguns cuidados com o problema da lesão, tem que saber jogar ali pelo meio pra poder ter um ótimo rendimento, e não ser caçado como muitas vezes foi.”, aconselhou Zico, em discurso veiculado no Instagram do jornalista Guilherme Gonçalves.