Home Futebol Zico aponta grave erro na seleção brasileira nos últimos anos: “Demoramos”

Zico aponta grave erro na seleção brasileira nos últimos anos: “Demoramos”

Ex-jogador chamou atenção para um ponto que pode ser motivador para evitar que jovens deixem o país tão cedo

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Zico em entrevista para o podcast "Bebeto 7" (Reprodução - YouTube)

Zico se mostrou incomodado com o fato da seleção, por muitos anos, fazer “vista grossa” para o futebol brasileiro, priorizando assim a convocação de jogadores que atuam principalmente em solo europeu. Entrevistado pelo jornalista Guilherme Presunto, o Galinho vê o cenário mudando com Dorival Júnior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Questionado sobre o que tem achado do atual momento do escrete canarinho, o ex-jogador classificou que a oscilação é normal em meio a um processo de reformulação, e pontuou que os holofotes deveria ser ainda maiores para o futebol nacional.

“Isso leva tempo. Houve uma renovação grande. Eu acho que demoramos muito tempo a valorizar mais os jogadores que estão jogando no Brasil. Acham que todo nome que está na Europa tem que ter lugar garantido na seleção. Por aqui também tem muita gente boa”, pontuou Zico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Isso até motiva os jovens a jogar no futebol brasileiro e não querer sair do Brasil, porque sabem que vão ter oportunidades na seleção. Essa transição é que precisa ser feita”, complementou o Galinho.

Na lista dos 23 convocados por Dorival Júnior para a Data Fifa de outubro, apenas seis jogadores atuam em solo nacional, sendo que três deles foram acionados após cortes de jogadores que atuam fora do país Weverton (Palmeiras), Fabrício Bruno (Flamengo), Alex Telles (Botafogo) se juntaram a Gerson, Luiz Henrique e Igor Jesus.

Zico manda recado para Neymar

Ao ser questionado se Neymar é o camisa 10 ideal para a seleção brasileira, Zico sinalizou positivamente, mesmo admitindo que gosta de ver o atacante atuando mais pelos lados do que centralizado. O Galinho, no entanto, entende que o novo posicionamento faz parte do processo natural do jogador, que já não possui a mesma explosão.

Na análise sobre o atacante da seleção brasileira, Zico destacou novamente a necessidade do craque se cuidar fisicamente, principalmente na musculação, tendo em vista a grave lesão que sofreu no joelho, durante as Eliminatórias. Sem atuar há um ano, Neymar pode retornar aos campos ainda este mês.

PUBLICIDADE
Better Collective