Zé Elias banca time prejudicado no futebol brasileiro: “Tem que anular”
Ex-jogador citou situação que se arrastou por semanas e foi definida após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
Zé Elias subiu o tom contra a polêmica envolvendo o jogo Fluminense x SPFC, válido pelo Brasileirão. Convidado do programa “Domingol” hoje (13), ele criticou a decisão do STJD, que mesmo reconhecendo equívoco da arbitragem, não anulou o embate que terminou 1 a 0 para o time das Laranjeiras.
Na avaliação do comentarista da ESPN, a partida deveria ter sido cancelada e realizada novamente, tendo em vista que o órgão admitiu a existência do erro de direito. Na decisão tomada sexta-feira (11), o pleno optou por manter o placar da partida, rejeitando o pedido de anulação movido pelo São Paulo.
“Eu acho bem difícil qualquer time tomar uma atitude contra a CBF. Nós sabemos como funciona, para você mudar um vírgula, tem que mudar o texto inteiro”, iniciou Zé Elias, citando o exemplo do São Paulo na sequência.
“O SPFC pediu a anulação sobre o erro de direito. O próprio julgador reconheceu, ‘houve o erro de direito, mas não foi tão relevante’. Ele não poder julgar por ser relevante ou não, ele está ali para julgar a lei. Se há um erro de direito, ele tem que anular o jogo. Anularam? Esse é o futebol brasileiro”, seguiu comentarista.
Ainda na visão do ex-volante, há uma falta de união dos clubes nos bastidores para se posicionar sobre polêmicas de arbitragem e decisões controversas da CBF que geralmente geram debate e forte repercussão.
“Aqui cada um pensa no seu umbigo. Você lembra a Libra, acabou na segunda reunião”, acrescentou o ex-jogador.
Zé Elias projeta futuro do Corinthians
Em outro momento do programa na CNN Brasil, Zé Elias foi questionado por Benja acerca de um possível rebaixamento do Corinthians à Série B do Brasileirão, dada a situação de risco do time de Parque São Jorge na degola, que já amarga o Z4 em mais da metade da competição.
Na visão do comentarista, o Timão não será despromovido, mesmo ainda tendo confrontos difíceis nesta reta decisiva do certame. A reta final do Brasileirão será de duelos diretos para o alvinegro, que ainda encara Athletico, Vitória, Cuiabá e Criciúma.