O Bola de Ouro 2024 foi para o meio-campista Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola. O jogador desbancou Vinícius Júnior, que era o favorito ao prêmio dado pela revista “France Football”.
E para muitos brasileiros, essa coroação foi injusta. Torcedores e jornalistas entendem que o atacante do Real Madrid era o ganhador óbvio.
No programa “de zero a dez”, exibido no YouTube da TNT Sports, o jornalista Vitor Sérgio Rodrigues elegeu quem foram os maiores injustiçados de toda a história da premiação, onde o zero era o menos injustiçado e o dez era para o mais injustiçado.
Então, o comentarista colocou Vinícius Júnior na 9ª posição, como o segundo mais injustiçado. Em primeiro, na posição 10, ficou Thierry Henry em 2004.
Na ocasião, Henry foi o destaque do Arsenal que foi campeão invicto da Premier League. O francês foi o artilheiro da competição com 30 gols. O eleito, porém, foi o ucraniano Shevchenko, que jogava no Milan.
“Nem os números justificam a escolha. O Shevchenko fez 44 jogos, 29 gols e quatro assistências. O Henry fez 51 jogos, 39 gols e 12 assistências. Foi um pra um”, destaca o jornalista.
“A única coisa que pode explicar é que naquela época a Premier League não era a principal liga como é hoje, a Itália era muito forte. Mas é uma aberração ele não ter sido eleito”, disse VSR.
Na sequência, o Vitor Sérgio Rodrigues relembra que Henry não ficou nem entre os três melhores, além de perder também a premiação da Fifa.
“O Henry é o quarto lugar, ele não fica nem entre os três. O segundo é o Deco e o terceiro é o Ronaldinho. Até o Deco merecia mais que o Shevchenko. Então, no ano mágico do Henry, ele não ganha nem Bola de Ouro e nem o Fifa The Best, quem levou o prêmio da Fifa foi o Ronaldinho”, completou.
VSR discorda de Rodri vencer o Bola de Ouro 2024
Ao falar sobre o segundo lugar de Vinícius Júnior na atual edição, Vitor Sérgio Rodrigues entende que o maior problema da premiação não foi nem a derrota do brasileiro e sim o Rodri ter sido o ganhador.
“O Rodri foi muito melhor no ano anterior, quando terminou em quinto. O Rodri não foi nem o melhor jogador da Espanha na Euro e não foi nem sombra do melhor jogador do City na temporada, que foi o Foden”, avaliou VSR.
“Então, é uma catarse coletiva de empurrar o Rodri para um Bola de Ouro que não deu para entender”, finalizou o jornalista.