Vinícius Júnior é o grande favorito no prêmio da Bola de Ouro deste ano. O brasileiro foi o protagonista no título do Real Madrid na Champions League 2023/24 e se consolidou no topo do futebol mundial.
Se vencer, o jogador revelado pelo Flamengo será apenas o terceiro a conquistar o prêmio desde que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo passaram a dominar a Bola de Ouro. De 2008 para cá, apenas dois jogadores conseguiram superar o argentino e o português.
Luka Modric, lenda do Real, faturou o troféu individual em 2017/18 após conquistar a Champions e ser a principal referência da Croácia no vice-campeonato da Copa do Mundo. O outro atleta foi Karim Benzema em 2021/22, temporada em que foi artilheiro na campanha de título europeu dos merengues.
Ao todo, Messi conquistou oito vezes a taça, sendo o recordista histórico. CR7, por sua vez, tem cinco premiações. O domínio das duas lendas “atrapalhou” o sucesso de outros craques, como é o caso do brasileiro Neymar, que ficou duas vezes em terceiro na disputa pelo prêmio, em 2015 e 2017.
Chegou a hora de Vinícius Júnior?
O último atleta do Brasil a conquistar a Bola de Ouro foi Kaká em 2007. A expectativa é grande em Vini, que vem protagonizando muitos momentos de destaque com a camisa do Real Madrid.
O principal concorrente do ex-Flamengo é Rodri, do Manchester City. O volante foi peça fundamental no tetracampeonato seguido do time de Pep Guardiola na Premier League e também foi eleito o melhor jogador da Eurocopa no título da Espanha neste ano.
Jude Bellingham, que estava forte na disputa, não teve bons jogos no mata-mata da Champions e não brilhou como o esperado na Eurocopa pela Inglaterra. Sendo assim, ele perdeu forças.
A cerimônia da revista France Football acontece na próxima segunda-feira (28), em Paris, na França.
Ancelotti antecipa o brasileiro como vencedor
Depois de brilhar e marcar um hat-trick contra o Borussia Dortmund, Vinícius Júnior virou manchete em todos os jornais pelo mundo.
Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, não teve dúvidas ao cravar: “Evoluiu muito. Creio que, sem dúvidas, será o próximo Bola de Ouro”, disse o italiano.