No início de 2024, nem o torcedor mais otimista do Vasco projetaria o time lutando por título na Copa do Brasil e com chances de vaga na Libertadores, apesar de distante depois de empate no Brasileirão Betano contra o Juventude. Após se salvar do rebaixamento em 2023 na última rodada, o Gigante da Colina vive uma fase completamente diferente, apesar do imbróglio nos bastidores da SAF.
O Vasco encerrou a 29ª rodada do Brasileirão Betano sem conseguir a vitória contra o Juventude, mas com um empate. O resultado reflete um prejuízo na tabela da competição e o time chega a 37 pontos, se mantendo na 9ª colocação. Apesar de ficar distante do temido Z4, o time carioca viu suas chances de chegar à zona de Libertadores mais complicadas.
Restam apenas 10 partidas para o fim do Brasileirão, atualmente o Vasco tem uma possibilidade de 0,01% de chance de conquistar vaga direta na Libertadores, segundo informações do GE. Entretanto, a possibilidade de se classificar para a Pré-Libertadores é de 0,63%.
Por outro lado, os torcedores do Vasco podem se sentir tranquilos, pois o Gigante da Colina tem mais de 95% de permanência no Brasileirão Série A na temporada 2025. Levando em consideração a edição de 2023, onde o time se livrou do rebaixamento na última rodada ainda no comando de Ramón Díaz, a situação é completamente diferente.
Apesar da vaga complicada na Libertadores, os torcedores do Vasco podem se empolgar com a chance de uma competição continental, pelo menos a Sul-Americana. Além disso, o time carioca se encontra na semifinal da Copa do Brasil. O Gigante da Colina está na desvantagem no placar com o Atlético-MG vencendo o primeiro jogo por 2 a 1 na semifinal, mas conta com a força de São Januário para tentar reverter o placar e disputar a taça.