Torcedores elegem Guardiola e Abel como favoritos para seleção brasileira
Treinador espanhol do Manchester City liderou pesquisa de forma disparada; nomes como Jorge Jesus, Carlo Ancelotti e Tite foram citados
Os torcedores brasileiros elegeram Pep Guardiola, do Manchester City, e Abel Ferreira, do Palmeiras, como os favoritos para assumir o cargo da seleção brasileira.
Em pesquisa divulgada pelo instituto “Real Time Big Data”, em parceria com a Record TV, os dois estrangeiros têm a preferência da torcida brasileira para a Copa do Mundo de 2026.
1500 pessoas foram questionadas sobre o treinador ideal para o Brasil. O espanhol ex-Barcelona liderou de forma disparada com 27% dos votos, seguido do português do Verdão, com 19%; Dorival Júnior, o atual técnico, ficou em terceiro, com 18%.
Em ordem, os outros citados foram: Jorge Jesus (11%), Carlo Ancelotti e Renato Gaúcho (5%), Fernando Diniz (4%), Cuca (2%), Jurgen Klopp, Tite, Artur Jorge, Juan Pablo Vojvoda e Jorge Sampaoli (todos com 1%).
Situações contratuais de Guardiola e Abel
Guardiola tem vínculo com o City até a metade do ano que vem e está com o futuro em aberto neste momento. O treinador espanhol falou sobre o assunto, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18):
“Eu disse muitas vezes e espero que não me perguntem mais: eu ainda não tomei nenhuma decisão. Quando eu decidir, irei informar o clube e a imprensa, com certeza, 100%. É por isso que não há notícia, e é por isso que eu não tenho mais nada a adicionar”, revelou o comandante do clube inglês.
Já Abel tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2025 e ainda não é possível saber se o português irá permanecer por mais tempo. A presidente Leila Pereira já deixou claro algumas vezes que tem o desejo de renovar com o europeu.
“Ele tem contrato conosco até dezembro de 2025. Isso está em contrato, o “verde no branco”. Se eu for reeleita, gostaria muito que nosso treinador ficasse até o final do segundo mandato, que seria dezembro de 2027″, disse ela, em palavras ao site “Metrópoles”.
Depois de trabalhos de destaque em Flamengo e SPFC, Dorival assumiu a seleção brasileira neste ano no lugar de Fernando Diniz, que não teve bons resultados.
O novo treinador começou bem com a vitória em Wembley contra a Inglaterra e empate no Santiago Bernabéu diante a Espanha. No entanto, o desempenho ruim na Copa América, sendo eliminado nas quartas de final para o Uruguai, e outros jogos ruins foram suficiente para um começo de crise.
A seleção brasileira se prepara para a Copa do Mundo de 2026 e busca quebrar uma longa sequência sem o título mundial.